Google fala sobre a importância do carregamento rápido de sites no mobile

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Quanto tempo você espera um site carregar no celular para desistir da navegação? Nos dias de hoje, em que a velocidade é essencial para que o internauta não perca tempo, uma empresa precisa eliminar qualquer tipo de lentidão. Segundo os últimos dados do Google, 53% das visitas a sites no mobile são abandonadas quando uma página leva mais de três segundos para carregar.

Não estar atento à velocidade de carregamento do site, muito provavelmente, fará sua empresa perder dinheiro. “As pessoas que têm uma experiência negativa com a sua marca no mobile se tornam 72% menos propensas a comprar num futuro próximo”, explica Rodrigo Baroni, especialista de produtos da empresa no Brasil

“Hoje três segundos parecem uma eternidade. O mundo de hoje está muito acelerado”, explica. Mas como melhorar? Segundo o executivo, a primeira coisa é que as empresas comecem a pensar um pouco mais em performance. “Aí a gente tem algumas ferramentas que podem ajudar”, elucida Baroni. Uma delas, destaca o especialista, chama-se TestMySite.

“Você pode colocar a URL do seu site e ele irá fazer uma análise. Vai falar sobre a velocidade de carregamento no 3G e 4G. Você pode analisar os seus concorrentes também”, comenta Baroni. “E aí temos outras ferramentas, uma bem legal chama-se Lighthouse. Ela vem embutida dentro do Chrome quando você habilita a parte de developer”, complementa o especialista. Para acessá-la, basta clicar neste link.

Aliás, outro ponto destacado é o Accelerated Mobile Pages (AMP). Trata-se de uma iniciativa de código aberto que surgiu de discussões entre editores e empresas de tecnologia sobre a necessidade de melhorar todo o ecossistema de conteúdo para dispositivos móveis. O Google é um dos grandes entusiastas do formato. “O AMP carrega rápido porque, basicamente, se você faz o código seguindo as melhores práticas, os servidores do Google copiam essa página. Globalmente, você acaba tendo uma descentralização da entrega, que é o AMP Cache”, explica Baroni.

“Acho que o que manda tudo é a questão da experiência do usuário. O Google sempre focou muito nisso e sempre olhamos por esse prisma. Se você realmente entrega uma experiência que carrega rápido o usuário fica mais feliz e por consequência ele vai permanecer mais tempo no seu site”, afirma.

Além disso, como bem lembra o especialista de produtos do Google, uma outra vantagem é que o algoritmo mobile do site leva em consideração na busca orgânica a velocidade de carregamento. “Quanto mais rápido, melhor colocado porque a gente acredita que vai dar uma melhor experiência para o usuário. É uma grande vantagem”, finaliza.