O termostato Nest é um exemplo de startup que recebeu aporte do Google nos EUA: ação na EuropaO Google irá investir US$ 100 milhões em startups da Europa, afirmou a companhia em meio à inauguração do escritório do Google Ventures em Londres. De acordo com uma nota no blog oficial da gigante de buscas, a ideia é aproveitar o potencial das novas iniciativas no Velho Continente. “Nosso objetivo é simples: queremos investir nas melhores ideias dos melhores empreendedores europeus e ajudá-los a trazer essa ideia para a vida”, disse Bill Maris, gerente de parcerias do Google Ventures.

Não foram revelados os destinos deste investimento de US$ 100 milhões, mas existe a expectativa que esse valor logo se multiplique, seguindo a tendência geral do mercado. O Google Ventures de Londres terá quatro executivos: Eze Vidra, Tom Hulme, Peter Read e Avid Larizadeh. MG Siegler os ajudará no período de transição.

O braço investidor da companhia foi fundado em 2009 e desde então já realizou aportes em aproximadamente 250 startups, como o termostato inteligente Nest (foto) e o Über. Entre os novos negócios surgidos na Europa estão o SoundCloud, o Spotify e o Supercell.