Google lança segunda versão de ferramenta para criar campanhas
Os aplicativos são canais eficientes para gerar vendas no ambiente digital e são dominantes nos estágios do funil de compra. Além disso, eles convertem três vezes mais que a navegação em mobile browsers. Estas afirmações são de um estudo da Criteo, que identifica o Android como o sistema operacional mais usado no Brasil para fazer compras, dobrando sua participação de 2015 para 2016. Diante de um cenário favorável para o crescimento mobile e a expansão do uso de aplicativos, o Google acaba de lançar a segunda versão do Universal App Campaigns, ferramenta que cria campanhas de promoção de aplicativos e é veiculada em todos os produtos, como Google Play, Google Search, Google Display Network, YouTube e até o Gmail.
Basicamente, o Google cria campanhas de forma automática para promover o download dos aplicativos, usando informações fornecidas pelo cliente. Michel Sciama, head of performance Ads Products, afirma que com o conceito de machine learning, “magicamente criam-se formatos que se adaptam ao tipo de inventário do Adwords”.
Michel Sciama: “magicamente criam-se formatos que se adaptam ao tipo de inventário do Adwords”
O custo por instalação, chamado também de custo por download, é cerca de 20% a 50% menor, em média, quando comparado a outros players do mercado, explica Sciama. “A primeira versão foi lançada em 2015 e a novidade da segunda é que passamos a rodar em sistemas iOS. Antes, só trabalhávamos com o Android. Além disso, estamos olhando além dos downloads. O Google desenvolveu um algoritmo para automatizar a campanha e encontrar os melhores usuários para baixar o app, pelo menor custo possível, independentemente de qual produto estejam usando”.
Qualquer anunciante ou ainda desenvolvedores de apps, por exemplo, podem se beneficiar da ferramenta. Atendendo a pedidos, o Google adicionou a opção de incluir banners e vídeos já criados para outros veículos. “Chegamos à marca de 3 bilhões de downloads de aplicativos dentro do Adwords. A PlayStore é responsável por 40% da descoberta de aplicativos. Como somos donos da loja, já saímos na frente e temos esse diferencial. O Brasil já é o segundo mercado em número de downloads no mundo e está crescendo. Nove em cada dez celular são Android”, completa.
Anunciantes
O Banco Original concentra suas atividades no ambiente digital. Por isso, a abertura de contas e as operações estão relacionadas aos downloads do aplicativo. É por isso que Allan Fonseca, superintendente de marketing do banco, afirma que a companhia tem investido em tecnologias que otimizem e aumentem o número de buscas e volume de downloads. “Encontrar o target específico que precisamos foi impulsionado com essa ferramenta, além de o custo ser baixo em relação a outros investimentos. Em dois meses, duplicamos a quantidade de clientes com o uso da Universal App Campaigns. A meta de abertura de contas, que deveria ser cumprida em março de 2017, talvez a gente atinja em novembro deste ano”, ressalta.
Também digital, a Dafiti, a Tricae e a Kanui, e-commerces do Grupo GFG, apostam nos aplicativos para impulsionar as compras. “Além de mais installs, o UAC 2.0 do Google permite a otimização em eventos dentro do app, como por exemplo vendas. E tudo isso sem muito esforço manual. Com UAC 2.0, Google conseguiu ficar mais relevante na divulgação dos apps da Dafiti, Tricae e Kanui”, declara Felix Bohn, gerente de SEM.
Outro gigante do varejo, o Magazine Luiza também usa o recurso. “Com o uso do UAC conseguimos otimizar o investimento em vários formatos ao mesmo tempo. Além de facilitar nossa definição estratégica, ele permite uma grande economia de tempo na criação das campanhas. Com o UAC, crescemos o nosso número de install, mantendo o CPI dentro da meta estabelecida”, comenta Rafael Montalvão, gerente de mídia do Magazine Luiza.