Google prevê que preços de publicidade em celular superem PC
O Google afirmou que espera que os preços pagos por anunciantes para publicidade vinculada a buscas em celulares possam superar os preços atuais dos anúncios em computadores pessoais, graças à crescente popularidade dos poderosos celulares inteligentes.
Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do Google, não informou para quando prevê essa virada no chamado custo por clique da publicidade vinculada a buscas, durante um webcast para analistas sobre as atividades de sua empresa na comunicação móvel. Mas disse que os preços para a publicidade em celular subiram “dramaticamente” nos 12 últimos meses.
O executivo falou ainda que o número de buscas no Google conduzidas com celulares quintuplicou em dois anos. Ele mencionou a disponibilidade de tecnologia, como dados de GPS que podem informar ao Google sobre o paradeiro de um usuário de celular, como fatores que ajudariam a companhia a criar anúncios online mais “relevantes”.
O Google, maior serviço mundial de buscas de Internet, que teve uma receita de 23,7 bilhões de dólares em 2009, acelerou seus esforços na telefonia móvel, já que os consumidores cada vez mais usam celulares inteligentes como o iPhone da Apple para acesso à Internet.
O Google oferece o seu sistema operacional Android, adotado por fabricantes de celulares como Motorola e HTC em seus aparelhos, e em janeiro começou a vender o celular Nexus One diretamente em seu site.
Em novembro, o Google anunciou planos para adquirir a AdMob, uma companhia de publicidade em celulares, por US$ 750 milhões, mas o acordo ainda não foi aprovado pelas autoridades regulatórias.
Com informações da Reuters.