O diretor-geral do Google, Alexandre Hohagen, afirmou hoje, na sexta edição do evento de telecom Tela Viva Móvel, que a empresa estuda dividir receitas do You Tube com seus usuários. Isso já acontece com os links patrocinados de blogs do Google. Hohagen afirmou ainda que a grande mudança em mobile é a migração da busca por diretórios para a busca direta. “Nos EUA você faz uma busca no celular, sabe a localização mais próxima e faz conexão de voz com o usuário ou empresa que oferece o serviço ou produto”. Se o celular tiver GPS, o usuário consegue até acompanhar o trânsito e ter imagem satélite do local pesquisado. No Brasil, o Google lançou o “Google Maps”, serviço de busca de localização de endereços (na internet),  na semana passada. Outro serviço que deve chegar logo ao país é o Google Local que oferece informações cruzadas para quem fizer pesquisas. Com o serviço,  o usuário poderá buscar assunto e localização com maior precisão (“flores” na cidade de “São Paulo”). O Google Earth também deve ser aprimorado. Hohagen defendeu ainda modelo de negócios de publicidade em mobile de divisão de receitas entre empresas geradoras de conteúdo (como o Google) e as operadoras de telefonia celular. Atualmente 98% da receita de US$ 10 bilhões do Google vem de links patrocinados.