Google rastreia preferência de público de TV para oferta de anúncios

O Google anunciou que já está testando um novo serviço no qual a gigante da internet começa a rastrear também a preferência de espectadores de TV para que os comerciais veiculados durante a programação sejam baseados no histórico assistido pelas pessoas. Chamada Google Fiber TV, a tecnologia está em fase de experimentação em Kansas City, nos Estados Unidos.

Segundo o comunicado publicado no blog de produtos da companhia, a iniciativa é inspirada no serviço de anúncios locais oferecidos principalmente por TVs a cabo. “Começaremos a fazer um pequeno rastreamento com os assinantes do nosso Fiber TV. Os anúncios serão mostrados durante intervalos na TV ao vivo e em programas gravados no DVR (Digital Video Recorder)”.

O texto explica ainda que as propagandas serão entregues em formato digital e em tempo real de acordo com a geografia, o tipo de programa transmitido  no momento da inserção, como esportes ou notícias, por exemplo, e o histórico assistido.

Os assinantes que não quiserem ter suas preferências rastreadas poderão desativar a função e deixar de receber os comerciais direcionados.

Além disso, os preços da veiculação dos comerciais serão cobrados no modelo de anúncio digital. Isso significa que os anunciantes pagam apenas pela publicidade que chega a ser mostrada.

“Estamos entusiasmados para ver os progressos deste teste e queremos ouvir opiniões dos anunciantes locais e dos telespectadores”, declara o Google, aberto ao feedback do público de Kansas City.

Com informações do Warc.com, Arstechnica.com e Google