Google+ rejeita uso de anúncios
O Google manterá sua rede social, o Google +, livre de anúncios publicitários, sob o argumento de que a propaganda piora a experiência do usuário. O posicionamento é do diretor de marketing global da plataforma, Marvin Chow, em entrevista à revista britânica Marketing. Atualmente, o Google “não acredita em anúncios” na sua rede social, pois considera que as peças “atrapalham o usuário quando ele está tentando manter uma conversa interessante ou procurando a foto de um neto”, disse Chow.
O Google+ tem como foco o desenvolvimento de sistemas baseados nas preferências de seus usuários — um anunciante só aparece nas páginas se algum amigo passar a seguir determinado anúncio ou empresa. Segundo Chow, acrescentar uma “nova camada social” na experiência com anúncios mostrou-se uma estratégia eficaz até agora. O método da rede social é diferente das suas concorrentes, como o Facebook, que adota um amplo sistema de publicidade que circula em meio às páginas visitadas pelos usuários.
Apesar de não aplicar ainda um sistema de exploração publicitária no Google+, o Google tem modelos robustos e em constante expansão no YouTube e em seu sistema de buscas.