Google ‘vaza’ lucro menor e vê ações caírem

 

O que já seria um caminho difícil para o Google se tornou ainda pior. Com resultados financeiros piores neste terceiro trimestre, a companhia americana já teria que lidar com uma instabilidade em suas ações, mas um erro que precipitou a divulgação da informação de um lucro menor no período ainda durante o pregão das bolsas de valores fez com que a empresa tivesse uma queda acentuada na cotação de seus papeis.

Com um lucro de US$ 2,18 bilhões no 3º trimestre, aproximadamente 20% inferior do que o conquistado no período imediatamente anterior, o Google já teria que superar uma adversidade no mercado de ações. Porém, o envio acidental do balanço financeiro à SEC (Securities Exchange Comission, a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos) enquanto as principais bolsas ainda estavam operando fez com que os papeis do site de buscas caíssem mais de 10%, acionando até o circuit-breaker (quando uma ação tem variação muito radical, ela é “bloqueada” e não pode ser comercializada por 30 minutos). Nesta sexta-feira (19), os papeis já operavam com leve alta.

O vazamento do balanço financeiro teria sido culpa da editora responsável pela publicação dos resultados do Google, a RR Donnelley, segundo o diário britânico Financial Times. A divulgação antecipada e por engano fez com que o documento chegasse ao mercado incompleto, sem a assinatura de Larry Page, ceo da empresa, e até mesmo com a frase “inserir declaração de Larry”, provavelmente destinado a um comentário do executivo.

Voltando ao balanço financeiro, o lucro por ação do Google também sofreu redução, entretanto houve uma elevação no volume de negócios. A aquisição da Motorola Mobility também influenciou nos resultados. Apesar de apontar um novo norte nos negócios da empresa, a estrutura da recém-adquirida segue deficitária e mais uma vez mostrou queda nas vendas.

Com Bloomberg e Reuters