O presidente da Abap, Luiz Lara; o governador da Bahia, Jacques Wagner e o presidente da Abap-BA, Renato Tourinho

A abertura oficial do evento “Nordeste. A Bola da Vez” nesta sexta-feira (01) contou com a participação do Governador do Estado da Bahia Jaques Wagner que em seu discurso defendeu veementemente a liberdade da informação e a propaganda. Para Wagner, a disponibilização da informação é um direito de todos em todas as áreas. “Quando a propaganda é proibida a competição é nivelada por baixo. É óbvio que é necessário ter cuidado na disponibilização da informação, mas o cidadão que tem que decidir quando e o que consumir. Precisamos da liberdade de informação para que o cidadão faça suas opções”, destacou.

O governador baiano ressaltou a importância da propaganda após o presidente da Abap Luiz Lara alertar em seu discurso de abertura do evento que alguns tentam insistentemente proibir a propaganda. “A liberdade de escolha tem que ser respeitada. Milhões de pessoas estão adentrando o mercado de consumo e alguns continuam demonizando a propaganda. Defendemos a propaganda ética, que respeita as regras do Conar”, reforçou Lara, lembrando que o órgão já avaliou mais de sete mil processos desde sua criação. “E campanhas consideradas abusivas ou ofensivas são retiradas do ar em 48 horas”, disse.

Ainda na abertura do evento, o Governador baiano falou sobre o potencial de negócios do Nordeste, tema do encontro da Abap, lembrando que a região era uma das mais deprimidas do Brasil. “E hoje temos a inclusão no mercado de consumo de levas de nordestinos o que faz com que sejamos uma surpresa no mercado”, apontou, citando o grande investimento de empresas no Nordeste. “Temos uma economia diversificada que cresce porque alguém está consumindo produtos”, finalizou.

Além de Lara, Renato Tourinho (Abap BA) e Caio Barssoti (Cenp) também participaram da abertura do evento que acontece até domingo (03) no litoral norte da Bahia.

Por Teresa Levin