Governo abre nova licitação de R$ 98 milhões para comunicação digital
Aberta no ano passado, primeira licitação de R$ 197,7 milhões sofreu acusações de fraude
A Secom (Secretaria de Comunicação Social) abriu um novo processo de licitação para a comunicação digital do governo do PT, no valor de R$ 98,3 milhões. A nova concorrência ocorre após a suspensão do processo anterior, lançado no ano passado, que previa um investimento de R$ 197,7 milhões.
O processo anterior foi interrompido depois que um jornalista do veículo O Antagonista divulgou, em suas redes sociais, as iniciais das quatro empresas que seriam anunciadas no dia seguinte como vencedoras: Usina Digital, Área Comunicação, Moringa L2W3 e BR e Tal.
Desta vez, a licitação segue as diretrizes da nova Lei de Licitações (14.133/2021), que eliminou as modalidades de carta-convite e tomada de preços. Com isso, toda a contratação passa a ocorrer, obrigatoriamente, por concorrência pública, levando em conta a “melhor técnica” apresentada pelas empresas.
As empresas podem enviar suas propostas até o dia 2 de setembro, para a seleção de três agências, número inferior ao da primeira licitação, que previa quatro. O contrato terá duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação, desde que o Governo considere o preço vantajoso para a União.
No escopo, a prestação de serviços inclui “moderação de conteúdo e perfis em redes sociais; análise de sentimentos; desenvolvimento de propostas estratégicas para canais digitais com base em inteligência de dados”. Ainda está prevista a criação de peças para redes como Pinterest, LinkedIn, YouTube, Instagram, Facebook, TikTok e Kwai.
O objetivo é fortalecer a imagem do Governo Federal e “divulgar programas como Minha Casa Minha Vida - Classe Média, Crédito do Trabalhador, Pé-de-Meia, Farmácia Popular, Luz do Povo, Bolsa Família, Prouni e FIES” além de “valorizar o Portal gov.br como central digital de serviços públicos.”
(Crédito: Foto de Scott Graham no Unsplash)