Governo aprova padronização de portais federais
O governo federal aprovou o manual de diretrizes para a padronização dos portais do governo federal no novo portal institucional denominado Gov.Br. A portaria do Ministério das Comunicações, do ministro Fábio Faria, foi publicada hoje (25) no Diário Oficial da União.
O objetivo da nova proposta de unificação digital é de “atender às necessidades dos brasileiros na procura por informações e serviços públicos, facilitando e tornando o relacionamento com a administração pública mais transparente, simples e moderno”.
O documento trata sobre elementos necessários à padronização, layouts possíveis, descrição de itens obrigatórios e variáveis do portal, boas práticas para aplicação de conteúdo editorial e diretrizes para elaboração de conteúdos de vídeos, infográficos e tageamento. Elas devem ser aplicadas por todos os órgãos e entidades federais em seus portais oficiais.
O portal único é desenvolvido na plataforma Plone e reúne, em um só lugar, todos os serviços e informações oferecidas digitalmente ao cidadão. De acordo com o governo, o layout está alinhado às boas práticas de design de experiência e interação do usuário utilizadas no mundo.
O projeto surgiu, segundo a portaria, da necessidade de dar uma identidade visual às páginas do Governo, bem como ter uma única lógica de navegação nos diferentes sites. “Essas mudanças facilitam o acesso do cidadão e cumprem as determinações do decreto n° 9.756, de 11 de abril de 2019”, diz a publicação.
O objetivo agora é que, ao acessar as páginas do novo gov.br, o usuário esteja apenas a três cliques da informação que busca.