Governo Federal assina decreto da TV 3.0 com estreia prevista para 2026
Brasil será o primeiro país das Américas a implantar novo modelo, com estreia prevista para antes da Copa do Mundo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27) o decreto que determina a implementação da TV 3.0, nova geração da televisão aberta e gratuita no Brasil. O Brasil será o primeiro país das Américas a adotar a tecnologia, com expectativa de lançamento em junho de 2026, antes da Copa do Mundo.
No ano passado, o Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) recomendou ao governo a adoção do sistema ATSC 3.0 como padrão técnico da TV 3.0.
O que muda para a publicidade
A nova tecnologia vai permitir anúncios mais segmentados e personalizados, além de maior integração com plataformas digitais. O telespectador terá acesso a imagem em alta definição, som imersivo e conteúdos interativos em tempo real.
Os aparelhos de TV 3.0 trarão, já na tela inicial, um catálogo de canais abertos. Hoje, as Smart TVs priorizam aplicativos de streaming, o que reduz a visibilidade da TV aberta.
Outra inovação é a interface em formato de aplicativo. Com ela, as emissoras poderão oferecer, além do sinal ao vivo, conteúdos sob demanda, como séries, jogos e programas. A implantação será gradativa, começando pelas grandes cidades.
Com informações da Agência Brasil
(Crédito: Foto de Lula Marques/Agência Brasil)