Governo Federal, quilombolas, indígenas e fazendeiros buscam preservar o Pantanal
Ação desenvolvida pela Nova SB reforça os cuidados na prevenção aos incêndios florestais no Pantanal
Em 2020, os incêndios atingiram cerca de 30% do Pantanal, trazendo prejuízos para o meio ambiente, a saúde e a economia. Para evitar que tragédias como essa se repitam, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima alerta para os riscos de incêndios e esclarece sobre o uso consciente do fogo em campanha da Nova SB, que vai ao ar nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Os comerciais trazem depoimentos dos próprios pantaneiros que, em vez de condenar o uso do fogo, orientam sobre como utilizá-lo de maneira segura. O conceito central da campanha é: "Pantanal sem incêndios. Onde tem fogo, tem de ter cuidado".
Para retratar fielmente a realidade pantaneira, a campanha foi produzida no Pantanal Sul Mato-Grossense com participação de personagens reais, como quilombolas, indígenas, brigadistas e produtores rurais. "Buscamos um tom amigável e educativo, que reflita um governo que está mais perto das pessoas neste momento", afirma Márcio Nazianzeno de Freitas, redator da Nova SB.
Composta por comercial para TV e para a internet, anúncios e spots de rádio, a campanha tem dois momentos específicos que são o de conscientização sobre os impactos e o de prevenção aos incêndios.
A primeira fase da campanha busca conscientizar os produtores rurais de que a queima controlada no manejo da produção é uma prática integrada à cultura pantaneira, mas que deve ser realizada com autorização e orientações de órgãos estaduais oficiais. Além disso, são fornecidas recomendações de segurança, como não atear fogo em terrenos, quintais ou beiras de estradas.
A segunda fase divulga a proibição das queimadas, que ocorrem no período mais seco do ano, cuja queima, inclusive a de manejo, é totalmente proibida. A campanha aborda ainda os efeitos do fogo, quando é feito de forma ilegal, no meio ambiente, na economia e na saúde.