GP de Creative Strategy vai para estratégia de Volvo

“Crash tests” sofreram mudanças na Volvo para proteger mulheres

Uma das áreas estreantes no Festival de Cannes, Creative Strategy concedeu 22 Leões, dentre 848 inscrições. O Grand Prix foi para o case sueco “The E.V.A. Initiative”, da Forsman & Bodenfors para Volvo Cars. A presença do Brasil foi tímida, sem presença no shortist.

A parte da estratégia da campanha partiu da constatação que as mulheres tendem a se ferir mais em acidentes de carros. Muito porque os “crash tests” são voltados para homens, com bonecos com suas feições. Em seguida, a Volvo coletou dados desde os anos 1970 sobre acidentes e seus reflexos nos corpos das pessoas e, com isso, passou a oferecer mais segurança para as mulheres a partir do design novo dos carros. A campanha mostra esses dados de uma forma mais humana e oferece ao setor automotivo um estudo sobre segurança já baixado por 11 mil pessoas até o momento.

https://www.youtube.com/embed/M47fd7MMMds

Além do Grand Prix, foram concedidos 3 Ouros para as campanhas “The Time We Have Left”, da Leo Burnett Madrid para Pernod Ricard (RuaVieja), “Viva la Vulva”, da AMVBBDO para Essity e “Endangered Syndrome”, da FCB Toronto para Canadian Down Syndrome Society. Houve ainda 7 pratas para agências de Guatemala, Malásia, Suécia, França, Colômbia, Índia e Reino Unido, e 11 bronzes.

https://www.youtube.com/embed/0k-_4WloY6Y

https://www.youtube.com/embed/kma1bPDR-rE

https://www.youtube.com/embed/qIYPwP5Nec4

“Os melhores cases foram aqueles que entenderam a missão da categoria, de mostrar a ideia que vem antes da ideia, com a estratégia que faz as pessoas criativas compreenderem onde estão novas oportunidades e audiências. A estratégia não é um processo racional, que se coloca no papel para o criativo executar. É uma grande responsabilidade de indicar como se pode resolver problemas, encontrara novos territórios criativos, criar produtos, serviços e experiências”, resume Tom Morton, Chief Strategy Officer da R/GA dos Estados Unidos.