“Integração, colaboração e interdependência”. Esse foi o tema central da conferência anual do Grupo de Planejamento, realizada nesta segunda-feira (28), em São Paulo – e que neste ano foi batizada de GP1+1.

O primeiro palestrante foi Charles Dawson, da inglesa Warc (World Advertising Reserarch Center). Em sua apresentação, o profissional destacou seu trabalho à frente da agência e destacou as seis tendências de planejamento para 2012. São elas: mais profundidade nos insights; trabalhar de forma integrada os diferentes tipos de insights; unir o pensamento on e offline; ser mais proativo; utilizar a informaçao já existente; e integrar o Brasil no pensamento global.

Outro participante foi Denis Burgieman, da Webcitizen, que falou da  importância de se conectar com o mundo e, principalmente, destacou que criar rede de relacionamento com pessoas é fundamental para endenter a complexidade que  o mundo exige dos profissionais. Burgieman disse também que a solução não esta na escassez, mas sim na abundância e, para ele, as novas tecnologias permitem que os profissionais achem essa abundância. Burgieman contou um pouco da sua experiência e citou um projeto que sua agência está fazendo com o Governo de Minas Gerais, que permite que a população ajude a elencar, por meio de sugestões, 10 sonhos que poderão ser colocados em prática, posteriormente.

Mark Aronson, da Crispin Porter + Bogusky, falou da importância de encontrar a verdade para a realização de uma campanha de sucesso e que, quando a velha verdade não funciona mais, é preciso buscar uma nova. Citou cases de sucesso como os criados para o Burger King, American Express, entre outros clientes.

Já Pablo Capilé, idealizador da ONG Fora do Eixo, aproveitou a oportunidade para contar sua experiência à frente do projeto, que foi concebido por produtores culturais das regiões Centro-oeste, Norte e Sul em 2006. Ele ressaltou que a iniciativa começou com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota desde então batizada de “Circuito Fora do Eixo”. Capilé contou que, hoje, a iniciativa já se transformou em um grande movimento que se resume em duas frentes principais: a primeira é o Circuito Cultural Fora do Eixo e a segunda a Bancanda, um movimento social e partidário. Atualmente, o Circuito Fora do Eixo está em presente em 25 estados.

O evento também teve a presença de Mark Philips, da The Captaincy, da Inglaterra. O profissional, que tem grande experiência à frente da Adidas e hoje atua como consultor, descreveu a importância de eventos esportivos para alavancar uma marca. Disse que, na Inglaterra, a Adidas já vem trabalhando com este foco desde 2009, de olho nas Olimpíadas, que serão realizadas ano que vem. O profissional disse que é uma ótima oportunidade para o Brasil, já que será placo dos dois maiores acontececimentos esportivos nos próximos anos.

Ainda participaram do evento profissionais como Wiliam Charnock, da RG/A; Paula Rizzo, da Nova Batata; e Branda Fucuta, da Editora Abril; além de  João Ciaco (Fiat), Ana Paula Cortat (AgênciaClick Isobar) e Marcello Magalhães (Leo Burnett Tailor Made), em nome da agência Fiat, abordando a experiência deles desde que passaram atuar juntos no atendimento do anunciante.

Durante a conferência também foi entregue o primeiro “GP Formadores” para Júlio Ribeiro da Talent. O prêmio é uma homenagem a profissionais que tenham um papel importante na formação do mercado e na disciplina de planejamento no Brasil.

por Andréa Valerio