Graacc investe em cultura e esporte para se aproximar de marcas
No próximo dia 14 de maio, será dada a largada para a Corrida e Caminhada do Graacc, evento que inaugura o calendário de atividades da instituição. Com o tema “Corrida dos Sonhos”, a prova de rua integra a programação anual da entidade sem fins lucrativos especializada no tratamento do câncer infantil.
Segundo Tammy Allersdorfer, superintendente do desenvolvimento institucional do Graacc, a instituição tem investido cada vez mais em projetos de cultura e esporte como chamarizes para o apoio de grandes marcas. A meta de receita para 2017 para custear as despezas do hospital que presta serviços gratuitos é de R$ 70 milhões, oriundos majoritariamente dos grandes eventos que promove ao longo do ano.
A executiva explica que os projetos da casa são de longa data, o que evidencia a boa adesão de participantes e patrocinadores. A corrida, por exemplo, está em sua 17ª edição, e é responsável por uma das melhores marcas de visibilidade e arrecadação. Neste ano, tem patrocínio do Comexport – Companhia de Comércio Exterior, Centro Nacional Unimed e Dia Supermercado.
Corrida e Caminhada Graacc premiará os melhores colocados nas modalidades DE 3km e 10 km
Ainda no segmento esportivo, o Graacc Futebol Clube é outra atração que movimenta anunciantes na casa, além de gerar mídia espontânea devido aos jogadores que participam voluntariamente. Os jogos acontecem no fim do ano, logo após o término do Campeonato Brasileiro, e já contou com presença de Neymar, Zico, Lucas, entre outros grandes nomes. O projeto tem patrocínio da ESPN, que transmite ao vivo a partida na TV paga.
“A nossa principal fonte de arrecadação está na comercialização das placas de campo. Nesse formato, as campanhas publicitárias são veiculadas ao vivo durante a transmissão do jogo, o que gera grande visibilidade para as marcas”, explica Tammy.
Jogadores participam do Graacc Futebol Clube, no Estádio do Pacaembu, em 2016
Os eventos de cultura e entretenimento completam as estratégias da instituição este ano. Além dos tradicionais jantares de gala e de comida italiana, em julho e dezembro, respectivamente, acontece pela primeira vez o Concerto pela Vida, em setembro. A apresentação do grupo Palavra Cantada com a Orquestra Sinfônica Baquiana, acontecerá no City Bank Hall, em São Paulo.
Influenciadores digitais são convidados a participar de campanha McDia Feliz
Segundo a executiva, o segundo semestre concentra o maior número de atividades, e consequentemente, de receita. É no período que acontece, por exemplo, a campanha McDia Feliz, em parceria do McDonald’s e Instituto Ronald McDonald’s. No último sábado de agosto, 100% da arrecadação com o hambúrguer Big Mac é revertido para instituições de apoio ao câncer infantil, e o Graacc é um dos beneficiados.
“A campanha é responsável por nossa maior arrecadação no ano. Há 24 anos temos relacionamento com o McDonald’s. Em 2016, recebemos R$ 6 milhões em doações, o que é excelente, mas ao mesmo tempo, o valor não chega a 10% do que precisamos alcançar no ano. É um trabalho árduo”.