Gramado discute responsabilidade da propaganda

Com o tema “A criatividade à frente das novas tecnologias”, o 16º Festival Mundial de Publicidade de Gramado reúne 4,5 mil pessoas no Serra Park.  O presidente do Festival, Airton Rocha, salientou o quanto é importante a ética, responsabilidade e seriedade no exercício da profissão. “A publicidade alavanca o desenvolvimento e garante a democracia de uma nação”, disse Rocha.
O presidente honorário da Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap), Luiz Coronel, afirmou que a propaganda é arte e cultura, e o Festival de Publicidade de Gramado é um encontro histórico de gerações. Aliado a isso, disse que “os publicitários devem encarar a profissão como um compromisso social”.
O jornalista Paulo Sérgio Pinto, um dos ganhadores da placa Publicitários Latino-Americanos, destacou a importância de a publicidade brasileira ser reconhecida internacionalmente. O diretor geral da TV Globo, Octávio Florisbal, disse que é imprescindível a valorização da publicidade e propaganda. “É a base para a construção do futuro dos jovens profissionais”, falou. Octávio Florisbal defendeu a liberdade de expressão. “Compete à família a responsabilidade de definir o que seus filhos devem assistir na televisão ou não”. Florisbal afirmou que a sociedade brasileira não necessita da aprovação do Estado para tomar as suas decisões.
Um dos homenageados com a medalha Maurício Sirotsky Sobrinho, Roberto Duailibi afirmou: “Dediquei meu passado para a construção do meu futuro”. Para ele, a função da publicidade é tirar as pessoas de seus invólucros, de suas amarras e levá-las a assumir atitudes com relação a vida.
O painel de abertura desta quinta-feira (14) foi a tecnologia da TV digital japonesa.