Grandes marcas e Millennials: como atrair a geração que busca propósitos na hora de consumir
Como se comunicar com uma geração que assiste diariamente mais de 1 bilhão de horas de vídeos no YouTube, interage com 100 milhões de posts no Facebook, solta 500 milhões de tweets, compartilha 95 milhões de fotos no Instagram enquanto troca mais de 60 bilhões de mensagens com seus contatos do WhatsApp e Facebook Messenger? A Geração Millennial domina o mundo, a interação, a comunicação e a troca de informações globalmente.
Essa geração que vive conectada foi formada no “boom” tecnológico, dentro de uma excelente prosperidade econômica. Ela busca propósitos na tomada de qualquer decisão: seja na hora de procurar emprego, comprar comida, adquirir um serviço e até mesmo usar uma simples peça de roupa. Grande parte das decisões é tomada pela forma como as marcas se comunicam nas redes sociais, por isso é essencial que as empresas percebam que o mesmo consumidor que está no ambiente offline pode marcar presença online, e vice-versa.
Por conta disso, a presença das marcas nas redes sociais já é vista como vital aos negócios para 86% dos líderes das maiores corporações mundiais, que entendem que o investimento nessa área atinge diretamente o desempenho nas vendas e o crescimento do empreendimento. Mas como se comunicar e cair no gosto desse consumidor que está moldando a forma como enxergamos o mundo?
Ouça muito!
Marque presença em diferentes ambientes para ouvir as necessidades, gostos, conquistas, objetivos desse consumidor. Só assim será possível buscar interesses em comum e construir uma relação próxima com esse perfil que é profissional, pessoal e com muitos planos, assim como sua empresa.
Ei, posso te ajudar?
Pense em uma situação comum e corriqueira: você está no site de uma loja online, teve um problema com uma compra e não consegue localizar a informação necessária para fazer a troca do produto. Uma janela sobe e pergunta: posso te ajudar? E o serviço funciona, resolvendo o seu problema e tirando suas dúvidas. Perfeito, né? Oferecer ajuda auxilia não somente as necessidades das outras pessoas, como também abre nossa mente para possíveis dúvidas e dificuldades que possamos ter futuramente. Então ofereça ajuda!
Faça-o ser exclusivo
Meu nome é Ekaterina, não é muito comum nos Estados Unidos, onde vivo. Eu me sinto especial quando me chamam pelo meu nome corretamente dentro de uma loja que costumo comprar alimentos, ou quando recomendam um novo produto que é similar com o que eu normalmente compro. Afinal, sou única!
O que os Millennials buscam são marcas que saibam seus nomes e que os reconheçam como únicos, oferecendo experiências personalizadas no melhor momento para cada um. Para atingir isso, as empresas precisam passar por reestruturações, adotando tecnologias que as permitam ter uma visão única dos clientes, e assim ouvi-los, ajudá-los e surpreendê-los da melhor maneira possível. Afinal, são eles quem estão no comando.
Ekaterina Walter é Evangelista Global da Sprinklr, autora de “O Jeito Zuckerberg de Fazer Negócios”