Gratuitos aproximam marcas e leitor

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Capa do jornal Metro

Os jornais distribuídos nos cruzamentos já fazem parte do cotidiano das grandes cidades e têm se mostrado um negócio de sucesso. Como a distribuição de publicações como Metro e Destak é gratuita, toda a receita vem da parceria com marcas. “Nosso objetivo como empresa é a eficácia da publicidade. Além do jornal, podemos fazer outro produto editorial de acordo com a necessidade do anunciante”, resumiu Luis Rebola, diretor de marketing do Destak.

Fazer um produto que desperte o interesse do público é um dos cuidados que essas publicações têm. “Construímos nossa relação com os motoristas leitores que abrem os vidros de seus carros em busca de um diário que, além de bonito e bem diagramado, apresente as principais notícias de uma maneira peculiar e adequada às suas necessidades. Essa equação de conteúdo levada às mãos do público-alvo nos torna mais do que um grande jornal que entrega ações de grande impacto – também entregamos um veículo ágil e antenado com as necessidades das marcas em relação à ativação de suas campanhas”, detalhou Carlos Scappini, diretor-comercial e de marketing do Metro Jornal.

Para dar visibilidade ainda maior para os anunciantes, as publicações costumam fazer ações diferenciadas, muitas vezes criadas a seis mãos: veículo, marca e agência se unem em prol de um bom resultado. “As ideias podem vir das agências de publicidade e eventos, de reuniões de brainstorming com as marcas ou da resposta da equipe do Metro Jornal a briefing recebidos. O importante é entregar a melhor execução e experiência dos clientes com as marcas”, falou Scappini.

As opções para os anunciantes são diversas e dependem, além do orçamento, de estar alinhadas com a comunicação das marcas. “Fazemos desde algo simples, como colocar a marca na camiseta dos promotores, até soluções mais complexas, como colocar o promotor fantasiado como o mascote da marca ou distribuir bebida gelada”, disse Rebola.

O Destak, por exemplo, teve uma edição inteira pintada de amarelo e azul, as cores dos Correios, para uma ação do Sedex. O jornal também fez para a Bauducco uma sobrecapa especial, que trazia torradas e geleia para degustação dentro de compartimentos. “Outro formato que tem tido bastante procura é o Destak-It, em que são distribuídos cupons de desconto das marcas. Burger King tem feito bastante parceria com a gente nisso, inclusive com concentração de distribuição perto das lojas participantes”, afirmou Rebola.

O Metro Jornal fez uma edição especial, neste mês, tendo Mauricio de Sousa como editor convidado. O desenhista participou da decisão sobre as pautas do dia e fez oito ilustrações exclusivas para reportagens. “Foi uma homenagem ao desenhista criador da Turma da Mônica, que completará 80 anos no próximo dia 27 de outubro. Agora, às vésperas de completar 80 anos, o pai da Turma da Mônica voltou às origens. A ilustração de capa mostrou Mauricio em seu ‘uniforme’ de repórter, um misto do personagem Spirit e do detetive Dick Tracy. Ele gostava de se vestir assim na época, um modo de superar a timidez”, disse Scappini. Sousa foi o primeiro brasileiro a participar como editor convidado. Karl Lagerfeld, Lady Gaga e Will Smith foram alguns dos convidados internacionais que já participaram da brincadeira.

O Metro Jornal também fez uma edição especial, distribuída no fim da tarde, com o Itaú como parte da campanha “Leia para uma criança”. “O objetivo do Itaú é incentivar os pais a lerem para os seus filhos usando como mensagem principal que ler para uma criança muda o mundo”, disse o executivo.

Alcance
De acordo com o levantamento de setembro do IVC (Instituto de Verificação de Comunicação), a circulação média diária do Metro Jornal é de 151.910 e do Destak é de 149.759. Se fossem colocados, a titulo de comparação, na lista das maiores circulações entre jornais pagos, eles estariam entre os dez mais.
O Metro Jornal está em 23 países e se apresenta como o maior jornal do mundo. No Brasil, a publicação da joint venture entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Metro Internacional tem nove edições de segunda a sexta, chegando a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Vitória, Campinas e ao ABC.

O Destak é distribuído de segunda a sexta em seis praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, ABC e Recife. Além da edição principal, ainda há as publicações Fim de Semana e Autos. “A flexibilidade do jornal está focada no anunciante. Se precisar, podemos chegar em outras praças além dessas”, contou Rebola.