A Grendene testa desde o ano passado nova marca de chinelos popular. Para a gerente de relações com investidores, Doris Wilhelm, este segmento é o que mais deve crescer no mercado embora a empresa ainda tenha dúvidas sobre a viabilidade comercial da nova linha de chinelos focada para a classe de menor poder aquisitivo. “Ainda não decidimos se vamos realmente lançar essa nova marca porque em alguns mercados canabalizou a marca Ipanema”, afirmou.
O que anima o setor é a promessa de aumento da alíquota de importação de calçados de 20% para 35%, que pode ser anunciada nos próximos dias, e deve aquecer as vendas de produtos brasileiros em detrimento dos importados de baixo custo.
Neste ano, a Grendene vai investir R$ 100 milhões em propaganda e publicidade. Em 2006, foram investidos R$ 90,8 milhões. No início do ano a marca contratou a agência Africa para alinhar ações institucionais e de sustentabilidade da marca. Para 2007, a previsão é de cerca de 400 lançamentos com vendas de 176 milhões de pares. Entre os novos produtos licenciados estão calçados do Homem Aranha 3, Sherek 3, Craizy Frog, a personagem coreana Pucci e a linha Speedo.
Sandra Silva