Gretchen vira chatbot para Eno e rebate comentários que "dão azia"

Essa semana a marca Eno transformou a cantora Gretchen em um ChatBot que responde comentários preconceituosos que aparecem na vida e que “dão azia”. Criada pela Platform GSK e alavancada pelo programa Ads for Equality do Facebook, ação rebate posicionamentos homofóbicos, ageístas e misóginos.

Com a assinatura “ENO: nenhuma azia vai parar a gente”, o filme tem Gretchen chamando quem está cansado de comentários que dão azia. “2021 não pode continuar assim”, diz a cantora. “Se você é mulher, LGBTQIA+ ou simplesmente tem mais de 50 como eu, é sempre bom ter uma respostinha na ponta da língua”, completa.

Para o diretor de Marketing da GSK CH Brasil, Juan Katz, abrir espaço para abordar esses assuntos é necessário e importante. “Estamos empenhados em fomentar e contribuir para uma sociedade na qual a diversidade de pessoas e pensamentos seja valorizada e que possamos ser nós mesmos, sem medo ou vergonha. Por meio de nossas marcas e campanhas, procuramos lutar contra preconceitos e estereótipos na publicidade e sempre buscamos novas ideias e parcerias que nos ajudem a impulsionar essa agenda”, afirma Katz.

A ação, que começou no programa Ads for Equality do Facebook, teve a criação e produção coordenada pelos times de planejamento, criação, RTV, client service, projetos e tecnologia da Platform GSK (PGSK). Lucas Rodrigues, business director da PGSK, fala sobre o trabalho da agência. “Durante a pandemia, a internet se tornou ainda mais foco de interações sociais e citações. O aumento de buscas com o termo ‘Azia’ aumentou significativamente, o que nos ajudou a dar uma base para a ação”, explica.

No ChatBot, uma árvore de decisão direciona o consumidor para a melhor opção de customização de resposta. O resultado é a entrega de um vídeo-resposta para a ofensa, com direito a “De > Para”, que a Gretchen responde através de vídeos diversos.

Arturo Marenda e Ricardo Schreier, diretores de criação da Plataforma GSK, explicam a escolha de Gretchen como garota-propaganda. “As pessoas já criam memes, figurinhas e muito conteúdo com a Gretchen como suporte no dia a dia. Por isso, a escolha dela como porta-voz desta campanha é uma forma de ratificar o posicionamento da marca ENO nesses assuntos de forma leve e divertida além de, é claro, trazer isso de uma maneira interativa e de fácil compartilhamento e engajamento”, contam.

A ação também direciona os usuários que querem se aliar a uma causa para conhecer um pouco mais sobre a Transempregos, projeto de empregabilidade de pessoas Trans que é apoiado pela GSK.

Inicialmente, a ação fica no ar até o final de novembro de 2021.

FICHA TÉCNICA
Aprovação: Rafael Jones, Debora Kawa, Filipe Pena e Ingrid Gonçalves
Líder de Projetos: Nádia Mathias
Diretores de Criação: Arturo Marenda e Ricardo Schreier
Diretores de Arte: Vitor Salioni, Gabriele González e Bruna Andrade
Redatores: Danielle Bontempo e Mayara Dinis
Creative Strategist Facebook Mexico: Norma Pappano e Percy Bustos
Diretor de Negócios: Lucas Rodrigues
Supervisor de Atendimento: Leandro França e Francine Paladino
Assistente de atendimento: Igor Felicio, Victor Canova e Eduardo Lopes
Head de Planejamento: Juliana Elia Diretor de Planejamento: Rafael Fiorito Supervisor de Planejamento: Caio Dias Assistente de Planejamento: Victoria Marcilio
Mídia: Ana Sanchez, Fábio Montenegro, Giuliana Mancini, Gustavo Cardoso, Julliany Camargo
Coordenadora de conteúdo: Talitha Iris Andrade
Porfitores de RTV: Luize Oliveira , Wellington Inacio e Dani Pizzo
Produtora de Imagem: Cego
Diretor: Cego
Produtora Executiva: Maria Reser
Atendimento: Mariana Marcão
Diretor de Produção: Marcos Teshima
Assistente de Produção: Mariana Farat
1º AD: Iuri Santos
2º AD: Ana Bianco e Julia Conatti
Diretor de Fotografia: Victor Ponce
1º Assistente de Câmera: Lucci Antunes
Som Direto: Pier Valencise
Diretora de Arte: Renata Bosco
Assistente de Arte: Mariana Malheiro
Produtora de Objeto: Susana Brecha
Culinarista: Regina Rambaldi
Produtora de Alimentos: Jéssica Almeida
Figurinista: Allan Fernandes
Maquiador: Arilson Cristino
Manicure: Sueli Borges
Diretor criativo: Daniel Ferro
Lookdev: Bruno Candeias e Daniel Ferro
Modelagem: Bruno Candeias e Daniel Ferro
Montador:Henrique José
Produtora de Pós Produção/VFX: Lamparina
Coordenador de VFX/Motion Design: Philipe Dadelgan
VFX/Motion Design: Bruno Sana
VFX/Motion Design: Rodrigo Ansa
Colorista: Ícaro Mendonça
Produtora de áudio: WeJam Áudio Direção de criação: Gustavo Soares Produção executiva: Rodrigo Prado
Produção/Finalização: Equipe WeJam
Locução: Gretchen
Curadoria artística Cara de Conteúdo
Produção Chatbot: Take e Chilligum