O Grupo ABC confirmou na manhã desta quarta-feira (9) a associação com a agência Morya Brasil, conforme antecipado pelo propmark (leia aqui). Com 55 anos de atuação, a agência, fundada como Publivendas e que, desde 2002, utiliza o nome atual, é a mais antiga do mercado publicitário em atividade com capital 100% nacional. Não foram divulgados valores ou números na divisão societária, porém, como é de costume em suas negociações, a holding torna-se majoritária em sua nova empresa.
Segundo Nizan Guanaes, chairman do ABC, com essa compra o grupo “foi à China sem sair do Brasil”. O executivo se refere ao fato da Morya ter forte atuação nos mercados regionais, principalmente na região Nordeste, onde a economia apresenta taxas de crescimento desde a última década similares ao país asiático. “É nosso primeiro movimento consistente dentro do mercado regional”, afirmou.
“Uma agência, aqui de São Paulo, não sabe a fundo o que se passa nos mercados de Bahia e Pernambuco, por exemplo. Não sabem que esses dois estados, mesmo estando em uma mesma região, possuem culturas e hábitos muito diferentes. Era preciso ter com a gente profissionais que conhecem a fundo essa realidade”, completou Guga Valente, ceo do Grupo ABC.
Um dos destaques do trabalho desenvolvido pela Morya e que foi fundamental para o fechamento do negócio é o Panorama Morya, um complexo estudo dos mercados da área de atuação da agência, com mais de sete mil telas de análises. Lá, por exemplo, os clientes da agência – e agora, as empresas que fazem parte do Grupo ABC – tem acessos a estudos que vão desde informações detalhadas de indicadores sócio-econômicos e mapas culturais (abrangendo folclore, festas, personalidades de cada região, vocaulário, moda, etc.), até indicadores de mídia. Consta lá, por exemplo, informações como “onde fica o melhor painel de outdoor para se atingir uma determinada classe social na cidade de Caruaru, interior de Pernambuco”.
Para Claudio Carvalho, presidente da Morya, a agência também ganha com essa associação, a medida que passa a fazer parte de um grupo com conexão global. “Temos por objetivo crescer e se fortalecer dentro de nossos clientes. A entrada no Grupo ABC irá proporcionar isso em ritmo mais acelerado”, analisa. Atualmente, a Morya possui sedes em Salvador, Recife, João Pessoa, São Paulo e Porto Alegre, além de acordos operacionais com agências de Fortaleza, Natal, Maceíó, Manaus e Goiânia.
por Daniel Milani Dotoli