ABC, de Nizan Guanaes: único grupo brasileiro no ranking dos 50 maiores do AdAge

 

Maior grupo publicitário do Brasil, o ABC ganhou uma posição no ranking mundial editado pelo Advertising Age. Do 19º lugar em 2010, o conglomerado fundado por Nizan Guanaes e Guga Valente em 2002 foi para a 18ª colocação em 2011 e segue como único brasileiro na lista liderada por WPP, Omnicom, Publicis Groupe e Interpublic, respectivamente. Em sua primeira participação, em 2007, o ABC figurou como 22º.

No comparativo de 2011 em relação a 2010, o grupo ABC viu sua receita crescer 24%, atingindo US$ 448 milhões. Segundo a companhia, o crescimento é baseado em sua aposta sustentável no mercado brasileiro. A holding expandiu sua atuação no exterior, com a abertura da Africa NY, e apostou na regionalização no Brasil, com as startups independentes DM9Sul, Africa Rio e DM9Rio, que somaram para as agora 13 agências do grupo, que conta com 2,1 mil colaboradores.

Gigantes imutáveis

Os oito primeiros maiores grupos da lista do Advertising Age não mudaram de posição no último ano. O “campeão” WPP teve um incremento de 11,4% em seu faturamento global, indo para US$ 16,05 bilhões. Na 2ª posição, o Omnicom viu sua receita crescer 10,6%, para US$ 13,87 bilhões. O Publicis Groupe fecha o top 3 com 12,7% de aumento para US$ 8,08 bilhões. Em 2011, o conglomerado francês adquiriu a Rosetta, agência digital que lhe trouxe US$ 250 milhões anuais.

Brasil presente nas redes

O estudo da publicação também seleciona as redes de agências com maior faturamento no mundo. Liderado pela japonesa Dentsu, com US$ 3,4 milhões e alta de 11,6% sobre o ano anterior, o ranking mostra uma estatística importante: as 12 redes com melhor colocação no ranking (Dentsu, Y&R, McCann, DDB, Ogilvy & Mather, BBDO, Publicis, Draftfcb, Euro RSCG, Leo Burnett e JWT, em ordem) possuem escritórios no Brasil. No Top 25, a presença brasileira é ainda mais forte: 19 redes.