A Ana Couto Branding & Design finalizou o projeto de branding que definiu nova estratégia de marca e posicionamento das empresas do Grupo AES Brasil.

A AES, de origem norte-americana e atuação global no setor de energia, no Brasil é constituída por empresas de geração, distribuição e comercialização de energia, além de empresas do segmento de telecomunicações. São elas: AES Tietê, AES Uruguaiana, AES Eletropaulo, AES Sul, AES Infoenergy, AES Com Rio e AES Eletropaulo Telecom.

 O objetivo do trabalho foi criar uma personalidade única a todas empresas e com uma conotação de “brasilidade”. Antes, o logo da AES Eletropaulo, por exemplo, tinha cores em vermelho. Agora, todas as empresas seguem a marca mãe, a AES Brasil, em verde e azul.

As cores e as formas do símbolo da marca AES Brasil também foram interpretadas.

Luiz Felippe, diretor de novos negócios da Ana Couto Branding & Design, explica que o projeto não mexeu na logomarca, mas sim potencializou a marca AES Brasil e todas as empresas que estão abaixo dela. “O resultado final é o alinhamento das empresas do Grupo às estratégias de negócios com a AES Brasil e o posicionamento local”, afirmou o executivo.

Segundo Felippe, os principais desafios do projeto de branding eram fortalecer a marca mãe e as marcas das empresas nos diversos segmentos a partir de uma essência única e proprietária, com o objetivo de buscar diferenciação em relação à concorrência.

Ana Couto também criou o conceito da campanha interna “Nova é a nossa atitude”, que traduz a essência e atributos da marca. “Nossa marca retrata uma empresa que inspira, inova e educa com visão de mundo sustentável. Nosso grupo é plural como o Brasil e global por vocação”, finaliza a diretora da AES Márcia Magno.