Grupo de Atendimento muda nome e posicionamento
De olho nas mudanças do mercado de comunicação, incluindo o setor de atendimento, a entidade resolveu repaginar seu escopo de atuação. “Nós, como entidade, precisamos estar na vanguarda das mudanças, acompanhando as tendências e preparando esses profissionais para o que o mercado está buscando”, diz Robert Filshill, presidente do GA e diretor de atendimento da MullenLowe. Ciente da necessidade de evolução dos profissionais da área e a expansão de suas funções, a entidade passa a se chamar Grupo de Atendimento & Negócios, ganhando uma nova marca.
O posicionamento também está embasado pela mais nova pesquisa quantitativa desenvolvida pela PV Studio. Foram mais de 220 profissionais ouvidos, entre associados e não associados, sendo 70% profissionais que trabalham em agências de propaganda tradicional, em sua maioria na cidade de São Paulo. No estudo, segundo a entidade, ficou clara que a necessidade de evolução do profissional acompanha a necessidade de evolução das próprias agências de comunicação.
Talvez por isso, apenas 10% dos líderes da área acham que suas equipes estão preparadas para todos os desafios que o mercado impõe aos profissionais da área. “Os principais desafios da área são parecidos com os desafios das agências. A Tecnologia é o tema que mais preocupa”, segundo Cris Pereira Heal da FCB Brasil e vice-presidente do GA.
O outro tema está ligado às estratégias de negócios. Mais cobrado como líder estratégico do cliente, o profissional de atendimento, em seus diversos níveis hierárquicos, se vê tendo que entender de questões que antes ficavam nas mãos apenas dos gestores mais técnicos: geração de negócios, finanças e rentabilidade, administração de crise, liderança criativa e prospecção de clientes.
Diante desse cenário, os profissionais que querem seguir na área estão correndo atrás de capacitação: 50% dos respondentes dizem que precisam se capacitar e outros 32% dizem que querem crescer mais precisam se aprimorar. Conteúdos como digital avançado (74%), comunicação e big data (69%), liderança criativa (68%), finanças e rentabilidade (56%), administração de crise (55%) e prospecção de clientes (51%) são os mais desejados pelos profissionais de atendimento para sua capacitação.