Grupo de Atendimento prepara encontro internacional

As mais premiadas estratégias da publicidade mundial “contadas” e analisadas pelo ponto de vista do atendimento. Essa é a proposta do primeiro GA Summit, que será promovido pelo Grupo de Atendimento no dia 12 de dezembro, no auditório da Faap, em São Paulo. O evento internacional deve tornar-se anual e trará ao Brasil os profissionais responsáveis por cases como “Dumb ways to die” (McCann Melbourne para o metrô local), “Retratos da real beleza” (Ogilvy Brasil para Dove) e “Beauty inside” (Pereira & O’Dell para Intel). O Summit será aberto por um economista brasileiro, cujo nome ainda será confirmado.

“A maior dificuldade que o grupo sempre teve foi encontrar sua missão. Decidimos que a melhor maneira de contribuir com o mercado é por meio do conhecimento, contribuindo para aumentar o repertório das pessoas da área de atendimento”, explica Marcello Passos, presidente do Grupo de Atendimento e vice-presidente de atendimento da DM9DDB, que lançou o GA em março deste ano ao lado de Márcio Oliveira, VP da entidade e presidente da Lew’LaraTBWA.

Passos define o Summit como um balanço do que de mais interessante aconteceu no ano em propaganda. “É perfeito trazer profissionais para contar essas histórias de sucesso do ponto de vista do atendimento, abordando os processos, os caminhos, os desafios e as barreiras que tiveram que ser superadas. E os clientes complementarão contando o impacto que cada case teve em seus negócios”, diz.

Estão confirmadas as presenças de Adrian Mills, diretor de atendimento da McCann Melbourne; Luis Fernando Musa, CEO da Ogilvy Brasil; Anselmo Ramos, vice-presidente nacional de criação da Ogilvy Brasil; Fernando Achado, vice-presidente global de desenvolvimento da marca Dove na Unilever; Gary Theut, vice-presidente de account services da Pereira O’Dell em São Francisco (EUA); Billie Goldman, diretora de marketing associada da Intel USA; e Kevin Allen, CEO da consultoria especializada em desenvolvimento de negócios Re:kap e autor do livro “The hidden agenda”, que ensina a desdobrar o “briefing atrás do briefing”. Allen ministrou, este ano, um workshop sobre o tema no Cannes Lions para cerca de 40 profissionais – entre eles dois profissionais enviados para lá pelo GA.

Itaú e Veja patrocinam o Summit, juntamente com as demais apoiadoras do GA. Passos diz que espera ver pelo menos 500 profissionais no evento, atraídos pela qualidade dos palestrantes e pela temática. Ele faz, também, um balanço positivo do que conquistou para a entidade em menos de um ano. Diz que é um trabalho “de formiguinha”.

“Acredito que estamos no caminho certo. Já há muito interesse em torno do Summit e nossa página no Facebook ultrapassa os cinco mil fãs. Também realizamos esse ano a segunda edição do nosso Curso de Atendimento, Negócios e Gestão”, diz, referindo-se ao curso de cinco módulos realizado semestralmente na Faap. Sua peculiaridade é focar no “atendimento criativo”, convidando profissionais de outras áreas para contar seus casos. Exemplos são o major Miranda (que liderou o resgate do apresentador Silvio Santos quando ele foi sequestrado), que falou de técnicas de negociação, e o atleta Oscar Schmidt, que falou de liderança.