Grupo de Mídia de São Paulo renova estrutura e gestão
Ao assumir o segundo – e último – mandato à frente do Grupo de Mídia São Paulo, Daniel Chalfon, sócio e VP de mídia da LDC, valida um novo modelo de gestão com o objetivo de expandir a atuação do grupo, e dar maior agilidade e governança à associação. Com o novo modelo, serão seis vice-presidências e 27 diretores divididos em áreas que formam os pilares de sua atuação: Técnica, Integração, Conhecimento, Marketing, Administrativo e Comercial.
Daniel Chalfon: “Temos o compromisso grande de renovação e quis aproveitar esse momento para consolidá-lo”
Tarefas antes concentradas em alguns diretores ou no presidente passam a ser compartilhadas e cada diretor tem autonomia para atuar como um verdadeiro dono de negócio em cada tema, permitindo ao grupo abraçar mais projetos simultaneamente e também conferindo maior visibilidade aos integrantes que estão na linha de frente de cada atividade.
“Historicamente, o grupo sempre teve as diretorias – que já foram nove, oito, sete. A relação do presidente era essencialmente com os diretores, e os integrantes das comissões acabavam não tendo muito contato com o grupo ou mesmo visibilidade, ainda que realizassem diversas coisas. E a maioria dos profissionais envolvidos com o grupo é sênior, precisa de espaço para voar. Mudamos o conceito: aumentou o número de ‘cabeças com braços’. Cada pessoa é dona de um assunto só”, explica.
As mudanças entram agora nos estatutos, embora já viessem sendo implementadas interinamente. Projetos como o Media Leadership Program – programa de formação em parceria com a Berlin School of Creative Leadership, lançado em março deste ano – já seguiram, segundo Chalfon, esse novo modelo, com o forte envolvimento de uma nova geração de jovens profissionais que vêm assumindo as áreas de mídia das agências no país. O programa foi customizado para o mercado brasileiro pelo time da Berlin School e pela equipe de divisão de Conhecimento do GMSP, liderada pelo vice-presidente, Paulo Santanna, e pelas diretoras do programa Media Leadership, Miriam Shirley e Gracieli Beraldi. “Temos o compromisso grande de renovação e quis aproveitar esse momento para consolidá-lo. As principais lideranças jovens do mercado estão nessa gestão, e isso é importante para a perenidade do grupo”, diz Chalfon.
A estrutura do GMSP para o biênio 2016/2018 é composta pelas áreas de Conhecimento, liderada pelo vice-presidente Paulo Santanna (DPZ&T); Integração, comandada pelo vice-presidente Fábio Freitas (FCB Brasil); Técnica, sob a responsabilidade da vice-presidente Adriana Favaro (LDC); Marketing, com Camila Bertoli (JWT); Comercial, sob o comando do vice-presidente Francisco Rodriguez Rosa (Artplan), e Administrativo/Financeiro, nas mãos do vice-presidente Paulo Afonso Gregoraci (W/McCann). No conselho está Rosana Ribeiro (Mullen Lowe). A maioria das pessoas do grupo está alocada nas três áreas “core”, como define Chalfon: Conhecimento, Técnica e Integração. Cada área tem subdivisões, como a de Conhecimento, onde há as subáreas de cursos, o Creative Leadership, livros, e assim por diante. “Temos mais gente trabalhando, aparecendo, com liberdade. Todo mundo pode finalizar. Confiamos no time”.
Chalfon diz ter vários projetos para o ano, mas sua grande aposta do ano está no Creative Leadership, que atraiu 30 inscrições. A área de Marketing foi fortalecida e vem aproximando o grupo não só da imprensa como ampliando e renovando sua presença nas redes sociais. Os cursos regulares serão mantidos, com algumas novidades. Chalfon afirma que vem aí o lançamento de um livro, sem adiantar o título.