Grupo de Mídia promove certificação

Um assunto que tomou forma nas discussões do IV Congresso Brasileiro de Publicidade, realizado em 2008, está saindo do papel exatamente nesta segunda-feira (22), graças ao trabalho do Grupo de Mídia São Paulo. A entidade está dando início às inscrições para a prova que oferecerá o primeiro certificado oficial aos profissionais de mídia, iniciativa que visa comprovar a qualificação dos atuantes na área. “Foi um processo longo, que esbarrou, nos últimos anos, em questões legais, já que nossa profissão não é regulamentada. Se na gestão do Angelo Franzão (ex-presidente do grupo e atual sócio da Hullaboom) essa parte foi resolvida, chegou a vez de tornarmos o produto em si realidade”, destacou Daniel Chalfon, vice-presidente de mídia da Loducca e responsável pela diretoria de conhecimento do Grupo de Mídia São Paulo – presidido atualmente pelo vp de mídia da Africa, Luiz Fernando Vieira.

Chalfon explica que, diferentemente dos cursos que a entidade oferece, a prova é única e exclusivamente voltada à certificação de que o profissional está pronto para exercer sua função. Por isso, neste momento, ele não pode ser realizado por estagiários e é indicado para quem já tenha, pelo menos, três anos de atividade. “O teste é voltado para profissionais de agência e anunciante. Eles não precisam ser formados e nem estarem empregados, mas é importante que tenham boa experiência em mídia, já que as questões abordam os assuntos diversos que enfrentamos no dia a dia”, acrescentou.

A prova, desenvolvida pela Primeira Escolha, será de múltipla escolha e trará 45 questões, divididas em assuntos como lógica, interpretação de dados, conceitos básicos, planejamento e negociação. Para ser aprovado, o candidato deve obter ao menos 70% de êxito. Para Chalfon, a certificação deverá servir, em um futuro breve, como importante quesito no processo seletivo para as áreas de mídia. “Estamos oferecendo mais uma ferramenta para o mercado. Cada empresa poderá utilizá-la como bem entender. Temos o aval do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) e da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), que participaram de cada etapa do processo. Eu, com certeza, serei um dos que considerará o resultado na busca de profissionais”, enfatizou o vp de mídia.

Nesta primeira etapa, as vagas são limitadas aos primeiros 200 inscritos. A intenção é ampliar para 300 já na próxima prova, que deve acontecer duas vezes ao ano. O valor da inscrição é de R$ 250,00, mas Chalfon faz questão de ressaltar que o Grupo de Mídia não tem fins lucrativos: “Temos grandes gastos, com gráfica, aluguel de espaço para aplicação do teste, logística, e o valor é exclusivamente voltado a eles. Futuramente, poderemos conseguir apoio e patrocínios para a ação, o que poderia baratear a inscrição”. Apesar disso, o executivo acredita que o montante não espantará os interessados, especialmente porque também é de interesse das agências e anunciantes que seus profissionais sejam certificados. “Determinadas empresas deverão custear a inscrição. Hoje, por exemplo, a maioria dois cursos do Grupo de Mídia são pagos por elas para seus funcionários”, finalizou Chalfon.

As inscrições para a certificação estão disponíveis no www.primeiraescolha.com.br/inscricaoonline e serão válidas até 10 de dezembro.

por Karan Novas