Grupo ECI tem integração como lema

 

Nem tudo em propaganda envolve só criatividade. No Grupo ECI – Empresas de Comunicação Integrada, criado em junho do ano passado e que reúne cinco agências de médio porte, o lema é a integração. “Esse formato é a consolidação de um pensamento. O resultado tem sido muito positivo. Reunimos dentro do grupo cinco empresas e conseguimos colocar em prática essa história da integração, que é sempre um discurso. No nosso caso, essa integração é muito forte. Essas empresas estão dentro do mesmo ambiente, no mesmo espaço, se integram do ponto de vista administrativo, do planejamento, atuam juntas quando necessário. Naturalmente, elas são integradas”, ressaltou Fernando Jimenez, ceo do Grupo ECI.

A holding foi formada a partir da iniciativa de Jimenez, que desde 1986 atuava no mercado, à frente da agência Jimenez & Associados, que deixou de existir. O publicitário organizou sob a estrutura de uma holding as atividades das empresas das quais já era sócio, bem como de outras agências que passaram a fazer parte do grupo. São elas: Flag Comunicação (principal agência do ECI) e Volume 4, focadas em propaganda; ProGiro, de soluções de trade marketing; Silo, de inteligência digital; e Intramar, especializada em endomarketing, relacionamento e ativação.

Jimenez afirma que os resultados, neste primeiro ano de formação, foram alcançados, com crescimento de faturamento declarado de 68%. “A holding tinha 30 clientes e depois de um ano passou para 41, um aumento de mais de 30%. E o faturamento cresceu 68%. Os números mostram que a evolução da nossa receita cresce bem mais, porque estamos crescendo dentro dos próprios clientes ao oferecer uma solução completa, integrada”, observou. Entre seus principais clientes estão Epson, Klabin e Oracle. Segundo o executivo, crescer é o maior desafio do grupo. “O desafio nosso é crescer.  Estamos atrás disso”, destacou.

No Grupo ECI, as perspectivas para 2013 são boas e a meta é de um aumento de 50% em receitas. “Nesse início o crescimento tem que ser expressivo. Não é difícil, é relativamente simples crescer 50% no próximo ano. Estamos avançando também na área de prospecção”, contou Jimenez. Ele ressalta que, atualmente, a maior necessidade dos anunciantes é otimizar o investimento e reforça que o formato multidisciplinar do grupo ajuda no processo. “A palavra-chave é a integração, porque isso resume otimizar verba, ser eficiente na comunicação, atingir resultados”.

Em relação ao processo criativo, Domingos Logullo, diretor de relações com o mercado, resgata um antigo mantra da agência nova-iorquina Benton & Bowles. “Tem uma frase muito antiga da agência Benton & Bowles, que foi associada à Salles durante muitos anos, que diz o seguinte: ‘It is not creative unless it sells. Não é criativo se não vende’”, finaliza Logullo.