O Grupo Estado apresenta, no próximo dia 15, a plataforma Estadão PME, projeto voltado ao segmento de pequenas e médias empresas, com caderno mensal e coluna semanal n’O Estado de S.Paulo e programa na Rádio Estadão ESPN. Em julho, o portal será o centro da ferramenta. É a primeira fase de um projeto que estará completo dentro de um período de três anos e envolve recursos na ordem de R$ 50 milhões – em 2011, o investimento será de R$ 15 milhões. A Oesp Mídia e os seus respectivos produtos ficarão sob o guarda-chuva da nova marca.

Segundo Silvio Genesini, ceo do Grupo Estado, a plataforma surge para dar suporte às pequenas e médias empresas. “Essas empresas vão ser responsáveis pelo progresso do País nos próximos tempos”, disse, acrescentando que nos países desenvolvidos companhias desse porte ajudaram muito no crescimento da economia, e que, no Brasil, a expansão tem sido muito forte nos últimos anos. Hoje são cerca de seis milhões, sendo 1,7 milhão no Estado de São Paulo.

Neste primeiro momento, a plataforma divulgará informações sobre o segmento e pretende gerar oportunidades, como compras coletivas e interação entre os empreendedores, além de promover capacitação, com cursos sobre gestão, por exemplo. O projeto ainda prevê a inclusão digital das empresas com sistema em nuvem, desenvolvido em parceria com a Totvs, e a criação de meios para ajudá-las a serem localizadas nos ambientes on e offline. A segunda etapa, com previsão de lançamento para este ano, acrescentará à ferramenta a construção de uma agenda de eventos para discutir o setor e novos atrativos, como serviços financeiros e de seguros, ainda em desenvolvimento.

Com um mix entre produtos pagos e gratuitos, a Estadão PME vai comercializar a plataforma de duas formas: venda de serviços e publicidade. Participação nos guias, posição privilegiada no portal, informatização e participação em cursos de capacitação estão entre as atividades pagas pelos empreendedores. “Vamos desenvolver um sistema de assinaturas com preços acessíveis e mais em conta do que o empreendedor encontraria se comprasse separadamente”, explicou Genesini.

Na área publicitária, o Grupo Estado desenvolveu três cotas fundadoras para o lançamento do projeto. O banco Itaú garantiu uma e outras duas estão em negociação. De acordo com Genesini, atualmente muitos setores – como financeiro, de telefonia e de meios de pagamento – observam o ritmo de expansão do segmento PME interessados em prover serviços e devem responder por boa parte da compra de espaços publicitários. A campanha para comunicar a entrada da nova plataforma está em fase de desenvolvimento.

por Marcos Bonfim