O engenheiro civil e administrador de empresas Plínio Villares Musetti foi eleito pela assembleia geral dos acionistas, nesta segunda-feira (25), presidente do Conselho de Administração do Grupo Estado. A escolha do executivo, que substituirá Aurélio de Almeida Prado Cidade, no cargo desde 2007, dá continuidade à política de profissionalização do conselho, iniciada há quatro anos com a entrada de seu antecessor.

Musetti participa de três outros conselhos de administração (Portobello, Adecoagro e Droga Raia, sendo deste último também presidente) e é sócio responsável pela gestão de participações da Pragma Patrimônio. Foi, a partir de 1992, presidente da Elevadores Atlas e, posteriormente, da Atlas Schindler. Em 2002, tornou-se sócio do braço de private equity do banco JP Morgan, participando por seis anos de decisões estratégicas de investimentos em empresas. Entre 2008 e 2009, foi presidente da Satipel Industrial, tendo participado do processo de abertura de capital da empresa e da fusão com a Duratex.

“Tenho uma formação generalista e a chegada a este setor é fascinante. Espero contribuir neste momento, trabalhando junto com o conselho e os executivos”, afirmou Musetti, que considerou a empreitada “uma oportunidade de participar de uma instituição ligada à história do País”.

O Conselho de Administração do Grupo Estado, órgão máximo da organização, é composto pelos acionistas Fernão Lara Mesquita, Francisco Mesquita Neto, Júlio César Mesquita, Patrícia Maria Mesquita e Roberto C. Mesquita. Cabe a ele estabelecer as diretrizes estratégicas, supervisionar a diretoria executiva e exercer a orientação editorial e empresarial do grupo.

Com informações do jornal O Estado de S.Paulo