O Grupo Folha acaba de colocar no ar a Livraria da Folha, uma loja virtual que associa informação sobre o conteúdo disponível e serviço. “Nossa intenção foi criar algo inédito, com um sistema de busca e navegação que torne a tarefa de encontrar um livro muito fácil”, explicou Ana Busch, diretora executiva da Folha Online e da Livraria da Folha.
A ideia foi inspirada no sucesso da experiência anterior do Grupo Folha na venda online de livros. “Há quatro anos, desenvolvemos uma experiência de venda de livros online com muito sucesso e aprovação de nossos leitores. A Livraria da Folha é uma decorrência disso, associando informação e serviço, com a qualidade e o cuidado editorial dos produtos do Grupo”, disse Ana.
A experiência citada pela executiva consiste em, no final das reportagens da Folha Online, colocar links com indicação de livros relacionados para se aprofundar no assunto. “Indicar livros associados ao conteúdo editorial nos mostrou que há um interesse enorme de nossos leitores por informação aprofundada. Os trechos de livros e as listas de indicação publicadas sempre foram uma forma de ampliar o repertório didático das reportagens. A mesma filosofia está aplicada na Livraria. Criamos uma plataforma integradora de informação”, contou Ana.
O que difere a Livraria da Folha das outras lojas de livro online, segundo a executiva, é a melhor exposição dos produtos, o que facilita a localização dos livros procurados.
Trabalhamos para aumentar a exposição de livros, que, muitas vezes, ficam confinados a estantes tão específicas, que acabam perdendo visibilidade ou perdidos em listas gigantescas de resultados de busca, sem qualquer edição”.
A equipe montada para a livraria foi escolhida em áreas diferentes. “Nossa equipe tem formação bastante heterogênea. Trabalham conjuntamente pessoas das áreas de tecnologia, varejo, mas também vindas do jornalismo e da edição. Tivemos a preocupação de criar indicações para todas as áreas da livraria. Cada uma delas conta com páginas principais onde estão exibidos lançamentos, mas também livros clássicos e de referência”, explicou.
A loja virtual também terá espaço para publicidade. “Como em todas as livrarias, vamos trabalhar com nossos parceiros para melhorar ainda mais a exposição dos títulos e criar formatos diferenciados”, falou Ana Busch. O novo produto do Grupo Folha terá campanha publicitária com peças de mídia impressa e internet, criada pela Africa, e que deve estrear no início do segundo semestre.
por Cristiane Marsola