Grupo Globo vai unificar operações da TV Globo, DGCorp, Globo.com, Som Livre e Globosat
O executivo Jorge Nóbrega quer adequar o Grupo Globo ao novo cenário de mídia global
Com 93 anos de atividades, iniciadas com a fundação do jornal O Globo, no Rio de Janeiro, o Grupo Globo quer buscar um novo modelo operacional. Por isso, a empresa contratou a consultoria Accenture, que vai trabalhar com um grupo de executivos para formalizar o projeto “Uma Só Globo”.
O presidente-executivo do grupo, Jorge Nóbrega, emitiu um comunicado nesta segunda-feira (24) detalhando os passos dessa ressignificação. Nas suas palavras, o reposicionamento atende a um desejo de mudança e evolução diante das transformações que o mercado de mídia está sofrendo no seu ecossistema global.
O plano é unificar as operações da TV Globo, Som Livre, Globosat, Globo.com e DGCorp (Diretoria de Gestão Corporativa) nos próximos três anos.
“Queremos estar a frente dessas mudanças e ser um exemplo de empresa bem-sucedida no novo cenário. Já estamos há algum tempo trabalhando em diversas iniciativas que levam à novas formas de atuar e representam um trabalho conjunto de nossas empresas e profissionais”, justificou Nóbrega no comunicado.
Nóbrega prossegue: “Para nos ajudar nessa tarefa, contratamos a Accenture, líder mundial em consultoria de tecnologia e transformação empresarial. As equipes de consultores e dos nossos profissionais de diferentes áreas e empresas irão trabalhar em diversas frentes, a partir da nossa visão comum de grupo. O resultado final será a transformação da TV Globo, Globosat, Globo.com, DGCorp e Som Livre em uma única empresa, mais ágil e mais forte.”
O programa Uma Só Globo terá a liderança da executiva Rossana Fontenele, atual diretora-geral de planejamento e gestão da TV Globo, já com “a posição de diretora-geral de estratégia e desenvolvimento de negócios, subordinando-se diretamente a mim”, disse Nóbrega. “Na nova função, Rossana será responsável por todos os projetos do programa Uma Só Globo, que começam a ser criados em outubro. Continuará respondendo pelo projeto Uma Só Tecnologia e apoiará a implantação dos atuais projetos Globoplay, Esportes e Publicidade Digital, cujos líderes continuarão subordinados a mim. Rossana vai acumular o novo cargo com suas atuais funções na TV Globo até o fim do ano”, prosseguiu Nóbrega.
O comunicado assinado por Nóbrega explica que “na sua estrutura a partir de janeiro, Rossana contará com Raymundo Barros, atual diretor de Tecnologia da TV Globo, que passará a liderar a nova estrutura integrada de tecnologia, com Cristiane Delecrode, atual diretora corporativa de planejamento e controle, e com Cintia Moraes, atual diretora de planejamento estratégico da DGCorp.”
Nóbrega destacou quatro frentes que exemplificam esse processo:
Projeto Esportes, liderado por Roberto Marinho Neto, que tem por objetivo definir um novo modelo de gestão de esportes para TV Globo e Globosat, buscar integrar a produção de conteúdo esportivo (fábrica de esportes) e gerir esportes com uma visão de resultados e de conjunto.
Projeto de Inteligência & Publicidade Digital, liderado por Eduardo Schaeffer, que visa organizar uma área central de inteligência e comercialização dos ativos digitais produzidos pela TV Globo, Globosat e Som Livre, baseada em dados e conhecimento do consumidor.
Projeto OTT/Novo Globoplay, liderado por João Mesquita, que vai oferecer em uma plataforma de distribuição única, diretamente ao consumidor, um amplo serviço de vídeo com conteúdos produzidos pela TV Globo e pela Globosat, além de conteúdos internacionais.
Projeto Uma Só Tecnologia, liderado por Rossana Fontenele, que está organizando a tecnologia como uma função única e integrada para TV Globo, Globosat, Som Livre, Globo.com e DGCorp.
“Esse conjunto de projetos mostra uma direção: integrar equipes e estruturas, desenvolver novas áreas de competência, criar novos negócios e buscar novas receitas. Queremos, agora, acelerar e tornar mais robusto esse processo de transformação. Vamos preservar o que sempre fizemos com excelência, de forma ainda melhor e mais eficiente. Mas também vamos criar novos negócios, aproveitando as oportunidades que a tecnologia e o conhecimento do nosso consumidor nos propiciam”, declarou Nóbrega no documento.