Com faturamento de 1,57 bilhão de euros (cerca de R$ 4,8 bilhões), o Grupo Havas registra crescimento global de 4,7% em 2008, ano que contou com o íncio de uma grave crise ecônomica mundial. No Brasil, onde a holding está presente por meio das agências Z+, Media Contacts, Mobext e Euro RSCG, o Havas cresceu representantivos 20%. Número também registrado nos mercados russo e indiano. A América Latina foi a região do mundo que mais contribuiu para esse positivo resultado anual do grupo. As agências dos países latinos aumentaram seu faturamento em 13,8%, em média, em relação aos dados de 2007.
Somente nos três últimos meses de 2008, quando a recessão econômica atingiu seus piores indíces, o Grupo Havas conquistou crescimento de 2%. Esse resultado foi bastante comemorado pelos executivos da holding, já que outros grupos como Interpublic e Omnicom, que possuem suas sedes nos EUA, declararam queda das receitas no mesmo período. “Pela primeira vez na história, o Havas conquistou lucro líquido de mais de 100 milhões de euros. Concluímos 2008 com crescimento representantivo, inclusive no segundo semestre quando muitas empresas registraram resultados negativos”, diz Fernando Rodés Vilà, CEO mundial do Havas.
Segundo o executivo, o mercado brasileiro é uma das grandes apostas da holding franco-espanhola para crescer ainda mais em 2009. Além de contarem com uma nova agência no país, a Z+ (17ª agência do Brasil, segundo ranking do Ibope, que se associou ao grupo em 2008), o Havas é responsável pelas operações da Media Contacts (publicidade online) e da Mobext (mobile marketing). A agência digital ampliou seu faturamento em 77% no ano passado e foi uma das unidades responsáveis para a evolução da participação da publicidade online dentro do grupo, que agora responde por 14% das receitas do Havas.