Grupo multidisciplinar faz encontros para estreitar relações
O início do Grupo dos 100 Amigos é um mistério. Foi em junho de 1998, quando 16 amigos receberam uma carta – sem assinatura – propondo que eles se reunissem para um almoço. “Ninguém sabe de quem foi a iniciativa”, lembra Wagner Yoshihara, secretário do Grupo dos 100 Amigos.
José Francisco Queiroz e Luiz Lara são alguns dos 50 integrantes do grupo, que reúne amigos do mercado publicitário a cada dois meses
E foi assim que começou o grupo, que tinha um objetivo simples. “Nossa meta era meramente um encontro de amigos, onde não se falava de trabalho. Era algo necessário para a gente não acabar sendo engolido pela rotina”, afirma Yoshihara.
No primeiro ano, foram realizados quatro encontros, que sempre eram realizados em algum restaurante de São Paulo.
Assim que passou a integrar o Grupo dos 100 Amigos, em 2001, Wagner Yoshihara achou interessante deixar alguns encontros já predefinidos. “Depois que eu entrei no grupo, dei a ideia de que os encontros começassem a ser realizados nos meses pares, sempre nas segundas sextas-feiras no mês”, conta o executivo. A ideia deu certo e os encontros costumam ter um bom quórum.
Diferentemente do que diz o nome, o grupo não é composto por 100 amigos, mas a metade disso. “Na realidade, deve ter sido uma brincadeira sobre o nome, mas o grupo possui 50 pessoas”, revela.
Os integrantes são, basicamente, publicitários, muito embora profissionais de outras áreas também estejam no Grupo dos 100 Amigos, como advogados, jornalistas e publishers, entre eles Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência (que edita o jornal PROPMARK e as revistas Propaganda e Marketing). Ferrentini integra o grupo há oito anos.
Existe uma regra básica para poder fazer parte das reuniões e ser um dos 50 integrantes. “Não pode faltar muito. Se passar um ano sem aparecer, você acaba sendo jubilado”, revela Yoshihara. Para entrar na turma, é preciso ser indicado por um dos integrantes que já fazem parte do grupo. Mas não é só isso. “O nome do indicado é levado para votação”, avisa Yoshihara. Só após a aprovação dos outros é que o profissional é convidado a integrar a turma.
De 1998, quando foi realizada a primeira reunião, até hoje foram 91 almoços. E histórias, como não poderia ser diferente, não faltam. Os encontros, por exemplo, já viraram tema de um CD, que foi produzido por Geraldo Leite e Ricardo Corte Real. O último encontro de 2015 foi realizado no dia 11 de dezembro.