Grupo Newcomm assume erro por comercial da Vivo
O Grupo Newcomm, representado por seu ceo, Roberto Justus, assumiu publicamente o erro de sua agência VML, responsável pela criação do vídeo de divulgação do produto Vivo Sempre Internet, estrelado pelo ator Murilo Benício. No filme, criado em parceria com a Y&R, o ator interpreta o personagem Tufão, sucesso na novela “Avenida Brasil”, da Rede Globo. O filme foi veiculado por apenas 17 horas, durante os dias 8 e 9 deste mês, e foi retirado do ar nesta quarta-feira (10), a pedido da emissora.
Em declaração dada ao propmark, a Central Globo de Comunicação afirma que a peça não foi autorizada e a emissora “tomará as medidas cabíveis”. “Somos maduros, autênticos e honestos o suficiente para reconhecer, com veemência, o grave erro que cometemos. Se o grupo Newcomm teve algum deslize durante os 31 anos em que estou aqui, foi esse”, declarou Justus. O executivo admitiu ter havido falhas de comunicação dentro do grupo durante o processo de criação do comercial, o que impediu que fosse vetado antes de ir ao ar.
Segundo Justus, a situação teria se agravado após a declaração, por parte do empresário do Murilo Benício, de que o ator estaria autorizado a participar do vídeo. “A diretoria da VML acreditou na história, assim como o pessoal da Y&R, e, por um erro nosso, nada foi checado. É praxe de mercado não usar personagens de programas sem autorização, pois isso viola claramente os direitos autorais de seus criadores. Infelizmente, fomos ingênuos”.
Lucia Colucci, empresária do ator Murilo Benício, nega que tenha havido qualquer tipo de posicionamento por parte do ator ou de seus representantes. “Trabalho no ramo há muitos anos e jamais precisaria desse tipo de oportunismo. Infelizmente, acaba sempre sobrando para o lado mais fraco”, defende-se. “Houve, sim, uma falha de comunicação entre as partes. O vídeo estava programado para ser aprovado no dia 15 de outubro e entrou no ar no dia 8. Sequer tivemos a chance de vê-lo antes”, acrescenta.
De acordo com o publicitário, serão tomadas medidas para que “um caso como esse nunca mais aconteça no grupo”. “Uma peça, por mais criativa que seja, não pode existir dentro da ilegalidade e não pode, jamais, prejudicar o cliente ou um parceiro. Vemos na Rede Globo um parceiro importantíssimo, que não merece esse tipo de incidente. Pedimos desculpas à Vivo e à emissora e assumimos toda a responsabilidade pelo incidente, nos dispondo a ressarcir o cliente caso haja algum prejuízo. Espero que tenhamos um crédito com nossos parceiros e que eles nos permitam ter o direito de errar. Um grupo com a nossa experiência, pautado pela ética, não poderia ter feito isso”.
Após a retirada do vídeo, a Vivo veiculou um banner com a mensagem “Quem viu, viu. Quem não viu, tá desconectado”, em referência ao serviço oferecido pela operadora. “O banner já estava pronto e seria divulgado no término da campanha, em dois ou três dias. Apenas a encerramos antes”, afirma Justus.