O Grupo Pão de Açúcar, maior varejista do País, registrou um lucro 47,9% (em bases comparáveis, sem Ponto Frio) maior no quarto trimestre na comparação com igual período de 2008, atingido lucro líquido consolidado de R$ 193,9 milhões de outubro a dezembro. No mesmo período de 2008 o valor foi de R$ 108,9 milhões. Segundo Enéas Pestana, vice-presidente senior de operações do Grupo Pão de Açúcar, as metas foram superadas e favorecidas pela compra do Ponto Frio e melhor resultado operacional no período. Os resultados da Casas Bahia – rede com a qual o grupo realizou fusão no final do ano passado – não foram computados.

Considerando o ano passado inteiro, os ganhos do grupo totalizaram R$ 591,6 milhões, ante lucro de R$ 260,4 milhões em 2008 – valor recorde na história do grupo. Também fazem parte do grupo as marcas Extra, Compre Bem, Assai e Sendas, além do próprio Pão de Açúcar.

Entre outubro e dezembro de 2009, as vendas líquidas consolidadas do grupo – também incluindo o Ponto Frio – cresceram 45% na comparação anual, a R$ 7,5 bilhões.

No trimestre encerrado em dezembro, o Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 493,7 milhões, o que significa um aumento de 24,8 % em relação ao mesmo período de 2008.

Segundo Pestana, a expectativa é que esse ano seja ainda melhor, por conta da fusão com Casas Bahia. “Há um potencial enorme de sinergia. Casas Bahia tem um expertise operacional que será aproveitado daqui para frente”, afirma. O executivo também afirma esperar que a aprovação da fusão pelo Cade saia em breve. “Estamos dispostos a seguir todas as regras, como não realizar campanhas conjuntas, ou mesmo alterar a política de propaganda e marketing de cada marca”, detalha.