Grupo Phocus expande operação e capacidade criativa para o Sudeste

Phocus é novidade no ranking de agências mais premiadas do Clube de Criação

Na última edição do Festival do Clube de Criação, o mercado brasileiro viu uma nova agência independente se destacar: a Phocus. No total, foram 2 Ouros, 1 Bronze e 2 anuários pelo projeto 'Taimes isquer', criado para o will bank, resultado que a fez entrar no ranking das 20 agências mais premiadas do Brasil, subindo no mesmo palco que AlmapBBDO, Africa Creative, Gut, Wieden+Kennedy, David e tantas agências admiradas no Brasil e no mundo.

Equipe da Phocus, Faz Promo, Uncave e will bank no palco do Clube de Criação ao receberem estrela de Ouro.

Uma nova agência em São Paulo

No ano em que o tema do Clube de Criação celebra 'Todas as bandeiras, um só Festival', uma nova bandeira foi hasteada. Ou novas bandeiras. Original do Nordeste, o Grupo Phocus tem presença também no Norte, no Centro-Oeste e, mais recentemente, no Sudeste, com seu novo escritório em São Paulo, no Itaim Bibi.

Estrutura da Taimes Isquer em Nova Iorque do Maranhão

Times Square ou Taimes Isquer?

O job que levou os cinco prêmios aconteceu em Nova Iorque do Maranhão, uma das menores cidades do Brasil, com 4 mil habitantes. Lá foi erguida uma réplica da Times Square, a Taimes Isquer, para divulgar os negócios dos clientes do will bank: os pequenos empreendedores e autônomos das pequenas cidades do país. Foram 8 meses desde o briefing até a execução. Um desafio, já que a cidade fica a 10 horas de carro da capital, São Luís, sendo necessário que todos os fornecedores viajassem até a cidade por diversas vezes para realizar o trabalho. Como a Phocus tem presença no Nordeste e no Sudeste, a agência tinha condições únicas para fazer uma campanha nacional a partir de uma ação regional.

1 job = 121 matérias

O projeto virou assunto na CNN Brasil, Valor Econômico, Folha de S.Paulo, Isto É Dinheiro e diversos veículos de comunicação de grande abrangência no país. Foram 121 matérias na imprensa e uma série de conteúdos nas redes sociais que alcançaram mais de 17 milhões de pessoas. A partir de uma ação em uma pequena cidade, foi possível reverberar o fato para um grande público no país inteiro, trazendo visibilidade para o posicionamento do banco.

O Grupo Phocus

Além disso, a Phocus é a empresa líder de um grupo de comunicação composto por 4 empresas, que atuam em sinergia para fazer os projetos dos clientes acontecerem em diferentes disciplinas. A inteligência criativa e estratégica é da Phocus. A execução de live marketing é da Faz Promo. Os filmes são produzidos pela Uncave Filmes. E as soluções de tecnologia são desenvolvidas pela Maximize.

"Foi graças a essa sinergia que conseguimos executar um projeto tão desafiador, que nos trouxe tanto orgulho e agora conquistou o Brasil", afirma Tiago Albuquerque, sócio e COO do Grupo Phocus."
Da esquerda para a direita: Danilo Blume (CCO), Daniel Caracas (CEO) e Tiago Albuquerque (COO), sócios do Grupo Phocus.

Nos últimos anos, o Grupo Phocus contribuiu na construção de marcas como Vivo, Ambev, Cyrela, Vale, Coca-Cola, Dasa, Grupo Equatorial, Aegea, Banco da Amazônia, Sebrae, will bank, San Paolo Gelato, Cinesystem, Hypera Farma, Echo Energia e Grupo SteelCorp, entre outros.

Novas perspectivas

Esse novo momento é resultado de uma série de iniciativas do Grupo Phocus para chegar ao mercado de São Paulo. "Com esse resultado no Clube em 2024, entramos na conversa do maior mercado publicitário do Brasil, nos posicionando como uma novidade em ascensão, sem perder nossas origens e nossos múltiplos sotaques. Este é, sem dúvida, um momento muito importante na nossa história", comenta Daniel Caracas, sócio e CEO do Grupo Phocus. "Estar em todo o Brasil faz do nosso time um grande caldeirão de talentos, referências e olhares que fazem toda a diferença na concepção dos trabalhos", complementa Danilo Blume, sócio e CCO do grupo.

Se o propósito do Grupo Phocus é questionar limites e inspirar, a cada ano isso vem acontecendo de diferentes formas, com novas conquistas e novas ideias.