Grupo Rái aposta em especialidades oferecidas de maneira integrada

Executivos do Grupo Ráí: Mauricio Cavalcanti, Cleia Barros, Guilherme Fleury, Daniel Barros (em pé) e o CEO Fabio Burg (sentado ao centro) (Fotos: Alê Oliveira)

O Grupo Rái atua no mercado há 28 anos e, hoje, tem um modelo peculiar, ao qual poucos no mercado se arriscam a encarar: com capital 100% nacional, o negócio liderado pelo CEO Fabio Burg tem nove empresas que visam atuar de forma integrada, em um total de 320 funcionários, sendo 35 em cargos de liderança.

O desafio dessa forma de atuar, explica o executivo, é orquestrar essas especialidades e fazê-las trabalhar juntas em prol do negócio do grupo. “A vantagem é que ninguém puxa a verba para o lugar errado, porque o resultado do grupo é o que importa. Assim, podemos aplicar o dinheiro da melhor forma e oferecer a comunicação mais adequada a cada cliente. Temos 20 áreas diferentes de atuação, sendo que nove evoluíram para se tornarem uma empresa”, explica Burg.

As nove empresas do grupo atuam de forma integrada no escritório no bairro Pompeia, em São Paulo

Alguns resultados validam o modelo da Rái. Recentemente, o grupo conquistou a verba de Ricardo Eletro, da Máquina de Vendas. Nesse formato, a empresa é responsável pelas especialidades que vão de publicidade, conteúdo, digital, business intelligence, relações públicas a marketing de influenciadores.

Outra conquista recente, Havanna entregou a verba de publicidade para a operação de publicidade Ani, e a assessoria de imprensa para a Dezoito. A empresa atende a cerca de 55 clientes.

Hoje, as empresas que compõem o Grupo Rái são a Rái Advertising, Ani, Nes (todas de publicidade), TOV (live marketing), Dezoito (PR e marketing de influenciadores), Yad Logística (ponto-de-venda e apoio logístico), Awaken (mídia programática), OR Software House (tecnologia) e Teolá (produção).

Escritório tenta unir lado “família” com a criatividade da agência

“Estamos crescendo em todas as operações. Em publicidade, por exemplo, devemos fechar o ano entre as 30 maiores agências do mercado. Em PR, ficaremos entre as 18 maiores”, afirma Burg.

O alto escalão da agência tem como executivos, além de Burg, o COO Sergio Nakano, a vice-presidente de atendimento e integração Cleia Barros, e os vice-presidentes de criação Mauricio Cavalcanti e Guilherme Fleury. Há diversos diretores, como o de planejamento, Daniel Barros. Eles são “plugados” em diversas empresas, de acordo com o modelo de liderança de cada uma.

Estrutura de liderança tem como base os intraempreendedores

A Rái aposta também em intraempreendedores, gestores que crescem na empresa e passam a comandar as empresas ou uma das 20 especialidades da casa em parceria com os principais executivos. “Parte do segredo de gerir essa estrutura eu não posso contar. O que consigo dizer é que construímos processos que integram todas essas áreas e, de tempos em tempos, vamos buscando aprimoramentos. Parte dos processos funciona bem, e outra parte está em evolução”, diz Burg. A cada dois meses, pelo menos, diz o executivo, a empresa reinventa processos de forma ágil para se adaptar às novas necessidades. “Temos de nos reinventar muito rápido, sem amarras. Erramos muito, e temos de buscar acertar. Após um tempo, juntamos as pessoas e avaliamos o que funcionou ou piorou, e mudamos de novo, se preciso”, diz Burg.

Além do modelo, o Grupo Rái tem outra coisa que o difere da média do mercado: está localizado na intersecção dos bairros de Pompeia e Perdizes, o que proporciona uma mescla do ambiente familiar do local, mas sem perder a veia criativa muito presente na vizinha Vila Madalena. A agência, que começou operações há quase três décadas na garagem do avô de Burg em Higienópolis, passou por diversos escritórios na zona oeste de São Paulo e, há cinco anos, opera em dois prédios interligados com saídas na Rua Cotoxó e Avenida Pompeia.

RAIO X
Agência: Grupo Rái
Ano de Fundação: 1991
Sócio: Fabio Burg
Executivos: Fabio Burg (CEO), Cleia Barros (vice-presidente de atendimento e integração), Mauricio Cavalcanti e Guilherme Fleury (ambos vice-presidentes de criação) e Daniel Barros (diretor de planejamento)
Principais clientes: Ricardo Eletro, Usaflex, Otica Diniz, Caedu, Bunge, Yakult, Latam, Swift, Abbott, Fogo de Chão, Adidas e Sika
Número de Funcionários: 320

Rái cuida de diversas áreas da comunicação na casa, como a produção, feita pela Teolá