O Grupo Talkability, dos sócios Fernando Figueiredo e Mentor Muniz Neto, anunciou na última semana a criação de uma nova empresa – a Amostra Click. O negócio, voltado para o segmento de sampling, vai permitir ao cliente a experimentação e avaliação de produtos gratuitamente e sem sair de casa. Para ter acesso ao serviço, que terá abrangência nacional, os interessados devem se cadastrar no site e responder um questionário sóciocultural e comportamental.

De acordo com Figueiredo, a ideia da nova plataforma é oferecer a um público, cada vez mais informado, a comodidade de ter acesso a produtos ou serviços que ele deseja conhecer ou possibilitar que o anunciante teste produtos que ainda não foram lançados. O consumidor pode escolher até cinco itens diferentes, da mesma empresa ou não. Depois disso, será preciso responder um novo questionário sobre sua experiência para poder escolher outros cinco produtos.

O serviço será gratuito para o consumidor. Já para o anunciante, haverá o custo por produto/amostra que será distribuído e não por projeto, como acontece normalmente nas ações de sampling. “Nos dias de hoje, não podemos restringir a relação com o consumidor a um só lugar. As agências e empresas têm que facilitar o processo de escolha e de aquisição de um produto”, ressaltou Figueiredo.

O investimento na empresa foi de R$ 1,5 milhão. A expectativa é de faturar R$ 3 milhões e distribuir mais de um milhão de amostras até o final de 2012. A Amostra Click ainda agregará novas possibilidades aos projetos desenvolvidos pelo Grupo Talkability, que hoje reúne as empresas Bullet, Bullet Trade, Bullet Eventos, Dos Mesmos Criadores e Objeto Direto. A holding, que atingiu o faturamento de R$ 110 milhões em 2010, espera fechar o ano com oito empresas e resultado 40% superior.

por Andréa Valerio