O Cannes Lions terá mais uma novidade em 2011. Além da área de Creative Effectivenes (ou Eficácia Criativa) e das mudanças na eleição da Agência do Ano, o festival premiará oficialmente a Holding Company of the Year. A partir de agora, além das agências e das redes, os grupos de comunicação, como WPP, Omnicom e Interpublic, podem ser laureados pelo desempenho de suas empresas.

Para acumular pontos, as holdings devem ter participação acionária de 20% ou mais das agências premiadas nas áreas de Film, Press, Outdoor, Cyber, Radio, Design, Promotion & Activation, Film Craft, Titanium & Integrated, Media, Direct, PR ou Creative Effectiveness.

A pontuação será a mesma para a eleição de Agency of the Year: um ponto para shortlist, três para Leão de Bronze, cinco para Leão de Prata, sete para Leão de Ouro e 10 para Grand Prix – exceto em Titanium & Integrated e Creative Effectiveness, nas quais o GP vale 12. No caso de um trabalho em shortlist ser premiado, ele perde esse ponto de finalista, ficando apenas com os referentes ao Leão.

Com o Holding Company of the Year, passam a ser 10 os prêmios especiais outorgados em Cannes, juntando-se a Agency of the Year (Agência do Ano), Independent Agency of the Year (Agência Indepentente do Ano), Palme d’Or (à produtora mais premiada) e Network of the Year (Rede do Ano), Direct Agency of the Year (Agência de Marketing Direto do Ano), o Media Agency of the Year (Agência de Mídia do Ano), o Advertiser of the Year (Anunciante do Ano), o Media Person of the Year (Personalidade de Mídia do Ano) e o Grand Prix for Good (destinado às campanhas beneficentes, que não podem concorrer a GPs em suas áreas).

Até 2010, era entregue também o título de Interactive Agency of the Year (Agência Interativa do Ano), que deixa de existir em 2011, já que os prêmios de Cyber passa a contar, juntamente com Film, Film Craft, Press, Outdoor, Radio e Titanium & Integrated, para a eleição da Agency of the Year.

por Karan Novas