Guaraná Antarctica promove reality show de bandas
O Guaraná Antartica lançou nesta terça-feira (01) sua primeira iniciativa de brand content na TV, batizada de Gás Sound. O projeto, desenvolvido em parceria com a B/Ferraz e com a DM9DDB, ambas do Grupo ABC, caracteriza-se como um reality show de bandas de rock and roll que revelará um novo grupo para o cenário musical brasileiro. O programa será veiculado pela RedeTV! a partir do dia 10 de agosto e terá meia hora de duração com apresentação do vocalista do Grupo Cidade Negra e garoto-propaganda da marca, Toni Garrido.
O processo de seleção das bandas já começou. Segundo o sócio-diretor da B/Ferraz, Bazinho Ferraz, hoje um total de 1 mil grupos já se inscreveram no site, criado e produzido pela Hello, para participar do programa. Esta fase termina no dia 31 de julho e são esperados até 2 mil inscritos. Depois disso, uma comissão julgadora escolherá 10 bandas de cinco regiões do País – Belo Horizonte, Distrito Federal, São Paulo, Recife e Porto Alegre. Cada uma delas terá uma audição presencial para jurados, momento em que o programa da RedeTV! entra no ar, a partir do dia 10 de agosto, sempre aos domingos. Os jurados definidos são: George Israel, do Kid Abelha, Japinha, do CPM22, Supla e o Carioca, do programa Pânico na TV.
No mês de outubro, os jurados do programa terão escolhidos duas bandas de cada região que partem para as quartas de final e semifinais, de onde sairão apenas quatro grupos concorrentes. Eles passarão a ficar confinados dentro de uma casa durante o mês final do programa, marcado para terminar no dia 22 de novembro. A banda vencedora ganha contrato com uma grande gravadora que pode ser Sony BMG, visto que a parceria com a RedeTV! limita o contrato com a Som Livre – no ano passado a responsável por lançar no mercado a banda Voltz, vencedora do concurso de bandas Guaraná Street.
O Gás Sound trata-se de uma evolução do Guaraná Street, que neste ano também ganha nova edição, em setembro, que servirá de apoio para a divulgação do reality show. Segundo a gerente de marketing de bebidas não alcoólicas da Ambev, Adrianne Elias, a fabricante dobrou os investimentos aplicados para a plataforma de comunicação jovem (uma espécie de área de negócios da marca Guaraná Antarctica para dar conta dos projetos. No total, apenas o Gás proporcionará cinco meses de geração de conteúdo novo para ser aproveitado pela marca em diversos canais de comunicação.
O projeto contará com cotas de patrocínio de outras marcas. A comercialização ficará a cargo da B/Ferraz e da RedeTV! – esta última também poderá negociar ações de product placement dentro do programa. Segundo VP de mídia da DM9DDB, Paulo César Queiroz, serão abertas duas cotas de patrocínio que serão negociadas a um valor de R$ 600 mil. Entre as possíveis empresas que farão a aquisição estão Terra e adidas, mas a venda ainda está sendo negociada. Os anunciantes parceiros terão direito a exposição da marca na arena do programa e em vídeos.
Ruy Barata Neto