Guia da Semana investe em estrutura multiplataforma
Em vez de anunciar projetos quando adquirido pelo Grupo RBS, em 2010, o staff do portal Guia da Semana dedicou-se primeiramente ao planejamento estratégico, liderado pelo ceo Marcos Garcia, profissional que acompanhou o crescimento da internet no Brasil e tem passagens pelas áreas de vendas e marketing de grandes corporações no segmento.
Agora, com nova sede na Avenida Paulista, em São Paulo, equipe e operações ampliadas, Garcia anuncia ações expressivas, como um investimento de R$ 6 milhões e a parceria com o Google Chrome como fornecedor no Brasil de conteúdo em entretenimento e lazer, para um novo aplicativo – com data de lançamento prevista para 15 de junho. O Guia foi selecionado pela gigante do mundo digital ao lado de outros 11 portais, devido a sua expertise. O momento é dos mais propícios também para o portal, que acaba de fechar contratos de fornecimento de conteúdo para os net castings de Positivo, LG e Samsung, além do portal POP da operadora de telefonia GVT.
Para celebrar a nova fase, o Guia da Semana estreará também novo design do portal, que deve ir ao ar em 15 de julho. Criado pela agência Magenta, de Adhemas Batista, em Los Angeles, com estratégia digital desenvolvida pela consultoria ADBAT, o portal terá mais vídeos, canais de notícias e conteúdo, entre outros atrativos. O objetivo é crescer em 2011 a base de internautas de 2,5 milhões de unique visitors para cinco milhões; e de 26 para 40 cidades com informações e equipes locais de jornalistas para qualificação de informações.
O vigor do posicionamento almejado pelo portal impressiona não só pela repaginação de layout, como também pela evolução na visão de mercado de e-consumers, que deve sustentar o crescimento de 53% do faturamento – acima da média anual do mercado publicitário, de aproximadamente 25%, conforme o Ibope Rating. Do valor total aplicado nesta fase da expansão, R$ 3 milhões estão sendo destinados ao aprimoramento de wall frames, navegabilidade, funcionalidades do portal e conteúdo, tanto em versão web quanto para tablets e smartphones, com navegação em linguagem HTML e isenção de custos ao usuário. “Dentro desse aporte financeiro também investimos em relacionamento com o trade, que inclui agências de publicidade e os clientes, pois lidamos com os dois players para campanhas online a partir de nossa plataforma”.
Staff
Para integrar potenciais tecnológicos do portal com as estratégias comerciais, Garcia conta com profissionais de bagagem internacional como o gerente de marketing Jimmy Peixoto, graduado em economia pela Brigham Young University em Utah e Ações Inovadoras em Comunicação Digital. Egresso do Vale do Silício, na Califórnia, Peixoto promete reduzir o gap de até três anos que separam o mercado online brasileiro das novidades criadas por gênios da geração de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Com Garcia e a nova equipe comercial e de marketing, a expectativa do Grupo RBS é consolidar o Guia da Semana como uma plataforma 360 graus em comunicação, que atinja o público em todos os pontos de contato, inclusive por meio de guia impresso – para alcançar novos clientes – e uma operação de e-commerce explorada a partir de cada um dos pilares do portal, de gastronomia a shows, que oferecerão produtos, e não só ingressos e destinos pelo País – operação que será viabilizada por meio de um acordo operacional com a empresa Venda Ponto Com, responsável pela logística da armazenagem à entrega. “Dou a vitrine e o cliente segmentado a operacionaliza. Parte da nossa estratégia como holding é desenvolver acordos ou adquirir todas as plataformas necessárias para a operação do negócio”, disse Garcia.
Foco
A segurança de que o Guia da Semana obterá os resultados, segundo Garcia, vem da análise do crescimento dos negócios online e do target qualificado do portal, que reúne internautas de faixa etária acima dos 24 anos, dispostos a gastar com serviços de lazer e entretenimento. “Quando meu cliente está no Guia, está com a mão na carteira, tomando uma decisão de consumo, de ir ao cinema ou teatro. Então, está no melhor ambiente para receber as mensagens das marcas. Uma plataforma 360 graus dando sugestões e acompanhando você em todos os lugares”.
por Perla Rossetti