Guia Salarial da Robert Half destaca profissionais de marketing
A 14ª edição do Guia Salarial da Robert Half registrou o amadurecimento dos processos de transformação digital em Vendas e Marketing, destacando a valorização dos profissionais de toda a estrutura do e-commerce e marketing digital.
“Da pequena empresa ao grande varejista, a agenda principal é a de transformação digital. Os mercados que ainda sofrem com os impactos da pandemia buscam avançar no terreno digital, enxergando em Marketing e Vendas a oportunidade de diversificação de receita e portfólio”, explicou a gerente sênior de recrutamento da Robert Half, Carolina Cabral. “Viemos acompanhando o surgimento de novos cargos e funções, que demandam habilidades mais aprimoradas de inteligência de mercado, com processamento e análise de dados, tanto para o profissional de Vendas quanto para o de Marketing, que hoje estão mais interligados do que nunca”, acrescentou.
Segundo o estudo, as posições no setor para 2022 são: executivo de contas, coordenador de marketing digital, gerente de e-commerce, gerente de marketing digital, analista de marketing digital, CRM-CX, vendas internas, gerente de produtos digitais, analista de marketing – marketplace, analista (CRO)/martech. Aos profissionais do setor, independente do cargo, são necessárias as seguintes habilidades técnicas: inglês, gestão financeira/rentabilidade, tech skills, marketing digital e funil de conversão.
Além das habilidades técninas, a Robert Half também apontou quais habilidades comportamentais são essenciais: comunicação, equilíbrio emocional, flexibilidade, criatividade/inovação e saber trabalhar em equipe.
O estudo também apontou que as previsões para as profissões do futuro são: analista martech, líder live streamer, estrutura ligada a produtos digitais.
As tabelas salariais informadas pela Robert Half mostram quatro faixas de ganhos determinadas pelo nível de qualificação e experiência do candidato, bem como pela complexidade de seu cargo ou indústria e setor de atuação. Confira:
Perspectivas de remuneração no setor de Vendas e Marketing em 2022:
Analista de Marketing Digital
Pequenas e médias: 4.100/ 6.000/ 7.400
Grandes: 6.200/ 9.000/ 11.000
CRM/CX
Pequenas e médias: 3.100/ 4.500/ 5.600
Grandes: 4.800/ 7.000/ 8.600
Gerente de e-commerce
Pequenas e médias: 9.700/ 14.000/ 17.200
Grandes: 13.800/ 20.000/ 24.600
Analista de CRO/Martech
Pequenas e médias: 4.800/ 7.000/ 8.600
Grandes: 7.600/ 11.000/ 13.500