O diretor-geral da agência de marketing promocional Plano1, Guilherme de Almeida Prado, desembarca no próximo dia 30 de outubro, no Chile, para apresentar palestra sobre análise de Retorno sobre Investimento (ROI) em ações promocionais a agências e anunciantes. O executivo desenvolveu um modelo exclusivo de análise em tese de mestrado e já fez demonstrações no México e no Uruguai.
A palestra foi um convite da associação de marketing promocional chilena. Após a apresentação, o modelo desenvolvido pelo executivo deverá ser testado em ações promocionais no País.
O executivo também foi convidado pela Universidade do Pacífico do Chile para apresentar e discutir seu modelo com acadêmicos da instituição. A universidade, que mantém um convênio com a associação chilena, deverá criar um grupo de estudos sobre o assunto.
O modelo tem como foco as ações promocionais denominadas “não-monetárias”, ou seja, aquelas que estão relacionadas à promoção de produtos, não de preços, como ações de ativação de marca, blitz de guerrilha, degustações no ponto-de-venda e sampling.
O cálculo desenvolvido pelo executivo mede o aumento da intenção de compra dos consumidores impactados pela ação e multiplica o resultado pelo valor que cada novo consumidor representa para a empresa. Depois, divide-se este resultado pelo total investido.