Guilherme Jahara assume, a partir de janeiro de 2014, o posto de CCO da F.biz, do Grupo WPP. A sua vinda representa não só mais um movimento de ênfase na área criativa – que começou com os atuais diretores executivos de criação, Alexandre Ravagnani (ex-Ogilvy) e Bruno Costa (ex-Africa) –, mas também parte da estratégia da F.biz que se iniciou há três anos e tem como visão ser a agência mais bem preparada para a nova realidade do mercado de comunicação.
As sondagens começaram há cerca de três meses, mas foi no último mês que a conversa se intensificou. A consolidação do movimento ocorreu há três semanas em Londres, com a participação do CEO da WPP Digital, Mark Read, e do diretor global de criação da WPP, John O’Keeffe. “Foi um processo muito rápido e intenso, mas nem por isso pouco cuidadoso. É uma decisão importante para o Jahara e um passo grande para nós. Passamos muito tempo juntos até todo mundo estar certo do que faríamos. Ele é o cara ideal pra gente e tenho certeza de que a F.biz será a casa certa para ele. Queremos construir uma agência diferente, que junta a história da F.biz com a do Jahara para chegar a algo que ainda não sabemos bem o que é”, conta Pedro Reiss, coCEO da F.biz.
“A F.biz tem uma história relativamente recente, mas de muita solidez e crescimento concreto no segmento que é comumente chamado de digital. Porém, essa é uma qualificação que já não faz mais sentido. Vamos fazer uma agência realmente integrada, com um pensamento moderno, inovador e sempre focado no mais precioso bem que temos em nossa profissão: a ideia. E falo daquelas que fazem a diferença”, afirma Jahara.
Com 20 anos de experiência, o profissional começou como diretor de arte na Artplan e passou pela extinta Salles/D’Arcy, ambas no Rio de Janeiro. Em 2000, foi para São Paulo trabalhar na F/Nazca S&S e, depois, na AlmapBBDO. Mais tarde, tornou-se diretor de criação na Publicis Brasil (onde também ocupou o cargo de vice-presidente de criação). Como diretor de criação na DM9DDB, ajudou a conquistar o título de Agência do Ano em Cannes 2009. Há dois anos, tornou-se diretor-executivo de criação da Leo Burnett Tailor Made.
“Esses dois anos na Leo foram demais. Intensos. Felizes. E de muita realização. Foi incrível ajudar a construir uma nova equipe com o Marcelo Reis e realizar trabalhos memoráveis como o ‘Vem pra rua’ da Fiat, o ‘1,2,3′ do Strada, o ‘Bentley do Chiquinho Scarpa’ para a ABTO, o ‘Meu sangue é rubro-negro’ para o EC Vitória e Hemoba, dar cara nova e premiada para a mídia impressa de Fiat, além de tantas campanhas de sucesso para Nova Schin, Fiat e Samsung, só para citar alguns clientes. Eu não tinha planos para sair, na verdade. Adorei trabalhar na Leo com uma equipe maravilhosa que ajudei a construir, os amigos de outros departamentos, um amigo como o Reis e um presidente do porte e da capacidade do Giovanni. Mas as oportunidades batem à porta quando menos esperamos. E uma oportunidade como essa – em uma agência que quer trazer uma nova expertise para ficar mais completa e que se reinventa a todo o tempo – não se pode deixar para trás”, finaliza Jahara.