Guinness apresenta a elegância africana

A Guinness lançou nesta semana um novo comercial da campanha “Made of more”, no Reino Unido. Desta vez, as estrelas do filme criado pela AMV BBDO, de Londres, são os sapeurs – os integrantes da Sociedade das Pessoas Elegantes do Congo. Trata-se de trabalhadores que, ao fim do dia, se transformam em ícones da vida noturna local ao vestir roupas finas e coloridas, relembrando o estilo europeu das décadas de 50 e 60.

A ideia do trabalho é destacar a excentricidade e a personalidade do grupo, considerado uma verdadeira manifestação cultural congolesa. “Na vida, você nem sempre pode escolher o que você faz. Mas você sempre pode escolher quem você é”, diz a narração no início do comercial, cujo conceito “Made of more” tem como objetivo mostrar pessoas inspiradoras em todos os lugares do mundo.

Reiterando sua identidade africana, o filme é encerrado com os últimos versos do poema Invictus, do ingês William Ernest Henley, o preferido do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela: “I am the master of my fate / I am the captain of my soul”. Além do comercial, foi desenvolvido um documentário que se aprofunda no estilo de vida dos sapeurs. “Eles têm uma filosofia simples: desafiar as circunstâncias e viver com ‘joie de vivre’”, afirma a narração do curta, que pode ser visto na página da marca.

A criação do trabalho é de Nicholas Hulley e Nadja Lossgott, com direção de criação de Dave Buchanan. Produção do filme assinada pela MJZ, com direção de cena de Nicolai Fuglsig, enquanto coube à Stillking a produção do documentário, dirigido por Hector Mediavilla.