Gunn Report destaca filmes latino-americanos
Uma das mais respeitadas instituições na construção de rankings e listagens de premiações e destaques da indústria da comunicação publicitária, o Gunn Report apresenta nesta semana um novo levantamento, focado na América Latina. Para sua concepção, a operação convidou o argentino Pablo del Campo, atual diretor de criação global para a rede Saatchi & Saatchi, para listar os comerciais de maior relevância criativa na região nos últimos 24 anos.
A lista de del Campo contém 51 filmes, exibidos entre 1990 e 2013. Argentina e Brasil apresentam liderança absoluta, com maior representatividade dos hermanos: são 30 representantes argentinos contra 17 brasileiros. México, com dois; e Chile e Peru, com um cada, completam a lista.
Sobre a hegemonia argentina, del Campo se defendeu de forma espirituosa: “Fiquei desconfortável quando percebi que a maioria dos melhores filmes da região eram do meu país. Mas então pensei: se Marcello Serpa fosse convidado para elencar os melhores trabalhos de mídia impressa da região, definitivamente, uns 80% seriam do Brasil. E estaria tudo bem”, comentou em sua apresentação do site do Gunn Report.
Outra análise relevante diante dos números e representantes é o avanço do mercado argentino e a escassez do brasileiro na produção de grandes comerciais criativos nos últimos 10 anos. De 1990 a 2002, o Brasil aparece com 10 trabalhos na lista de del Campo, contra apenas nove da Argentina. De 2004 até 2013, porém, o país colocou apenas sete representantes na listagem, contra 21 da nação vizinha.
Numa visão geral das peças selecionadas, del Campo analisa: “Há um pouco de tudo – e isso reflete diferentes momentos da América Latina. A região trabalhando com pequenas ideias, usadas de forma local e que redes e anunciantes aproveitam posteriormente em outros mercados; trabalhos com ideias e produção mais ambiciosos, aproveitados de forma mais ampla na região; e agências criando campanhas que não são usadas na região (e em alguns casos para clientes que nem existem por aqui). O mundo mudou. E inevitavelmente, a América Latina também”, avaliou.
Brasileiros
Não há um destaque absoluto entre as agências brasileiras com trabalhos lembrados por del Campo na lista. A empresa que mais aparece é a DM9DDB, com quatro, porém, outras três agências aparecem logo em seguida, com três filmes cada: AlmapBBDO, F/Nazca S&S e W/Brasil – hoje WMcCann, após se unir à operação nacional da McCann Erickson em 2010. Completam a lista DPZ, Loducca, Y&R e a Norton – hoje Publicis Brasil –, com um cada.
A listagem ficará disponível no www.gunnreport.com durante três semanas. Na sequência, passará a integrar as listas permanentes da instituição, mas será acessível apenas para assinantes. Confira abaixo os filmes brasileiros:
“Índio”, da DPZ para a Conservação da Amazônia
https://www.youtube.com/watch?v=BR0xoxoSsBs
“Mordidas”, da Y&R para a margarina Bonna
“Casamento”, da DM9DDB para Sharp
“Câmera”, da Norton para Rayovac
“Lavanderia Yoshito”, da W/Brasil para Quanto (Bombril)
“Crianças famosas”, da DM9DDB para Lego
“Formigas”, da F/Nazca S&S para Philco
https://www.youtube.com/watch?v=bIgExZrMEF0
“Presidentes”, da W/Brasil para Folha de S.Paulo
“Double check”, da AlmapBBDO para Volkswagen
“Semana”, da W/Brasil para revista Época
“Ataque do coração”, da DM9DDB para Bonjour Paris Escola de Francês
“Cachorro-peixe”, da AlmapBBDO para Volkswagen
“Guerra”, da F/Nazca S&S para Unimed
“Rato”, da DM9DDB para Tok & Stok
https://www.youtube.com/watch?v=KoUUiwztdCE
“Balões”, da Loducca para MTV Brasil
“Antes e depois”, da F/Nazca S&S para Nike
“Do amor ao bingo”, da AlmapBBDO para Getty Images