Gunn Report indica dois filmes brasileiros como favoritos em Cannes
Dois trabalhos brasileiros foram lembrados pela equipe do Gunn Report – projeto liderado por Donald Gunn, ex-diretor global de criação da Leo Burnett, que avalia anualmente as agências mais premiadas do mundo os principais festivais internacionais do mercado – no Gunn Report Sweepstakes, lista composta por 20 comerciais com alto potencial para garantir um Leão no Cannes Lions. O levantamento leva em consideração apenas os filmes publicitários mais “tradicionais”, de 30 segundos a três minutos, desconsiderando virais e cases de maior complexidade.
Do país, foram inseridos na lista “Brasil 70”, da AlmapBBDO para a Volkswagen; e “Alma”, da F/Nazca S&S para Leica. O filme da Almap é mais recente, tendo iniciado agora sua participação em festivais. Já “Alma” vem acumulando prêmios em eventos como o Fiap 2013, onde conquistou um total de cinco ouros e uma prata – principalmente na área de Técnicas de Produção Audiovisual.
Da lista de 20 comerciais, além dos dois do Brasil, cinco são dos Estados Unidos, três da Austrália, três do Reino Unido, Dois da França, um da Dinamarca, um da Nova Zelândia, um da Suécia, um do Sri Lanka e um da Tailândia. Entre eles estão “The journey”, da Adam&EveDDB para John Lewis; “Baby and me”, da BETC Paris para Evian; “Team spirit”, da Wieden+Kennedy NY para ESPN; “Beer chase”, da Clemenger BBDO Melbourne para a cerveja Carlton; “Farmer”, da The Richards Group para Dodge RAM; e “Dumb ways to die”, da McCann Austrália para Metro Trains.
No ano passado, apenas um filme brasileiro figurou na lista: “Vício”, da F/Nazca para Nike, que acabou com um bronze em Film Craft. Entre outras peças listadas pelo Gunn Report Sweepstakes estavam “Back to start” e “The bear”, os Grands Prix de Film e Film Craft, respectivamente. Confira aqui a lista completa de 2013, com direito a voto nos favoritos.