GUT celebra conquistas, clientes e time nos primeiros meses de vida
Aberta oficialmente em março de 2019, a GUT São Paulo passou de uma modesta sala de reuniões para dois grandes escritórios com mezanino e área externa em um prédio na Vila Madalena. A princípio, o espaço foi pensado para abrigar uma dezena de profissionais até o fim do ano, mas viu o seu time triplicar em cerca de cinco meses.
O sucesso da operação segundo Bruno Brux, executive creative director da agência, é resultado da relação incendiária da dupla de fundadores, Gastón Bigio e Anselmo Ramos.
“Costumo dizer que eles são o Steve Jobs e o Steve Wozniak, o visionário e o gênio. O Anselmo é o visionário, ele diz: a gente tem de ir para lá. E o Gaston fala: então vamos assim. Eles se complementam brilhantemente e sempre discordam, é um verdadeiro sitcom”, se diverte Brux, que toca a operação brasileira ao lado de Valéria Barone, managing director da agência.
Ao abocanharem a cobiçada conta da Skol em agosto, a equipe se reuniu para comemorar. “No meu discurso disse que foi um processo muito legal ver a agência inteira trabalhando junta, então soltei: obrigado, Anselmo pela oportunidade. Nisso, o Gastón interrompe e diz: mira esto! Eu venho para o Brasil toda semana ajudar este pibe, minhas filhas não me reconhecem mais, vivo dentro de um avião para estar aqui, a gente ganha a conta da Skol e ele fala: obrigado, Anselmo?”, conta Brux em meio às risadas de Valéria e também de parte da equipe, que acompanha a entrevista de canto de olho no mesão da criação.
O clima descontraído não está apenas nos momentos de celebração, mas também no dia a dia. A GUT mantém um grupo no WhatsApp com todos os funcionários de São Paulo, Buenos Aires e Miami. Ali, a língua oficial é o inglês, mas a fluente é a da zoeira. As conversas vão de stikers do Gaston usando a camiseta “Obrigado, Anselmo” a insigths sobre os trabalhos das diferentes sedes.
Quando surge algo que pode virar parte de uma campanha, o papo fica sério e migra para subgrupos específicos da criação, onde as ideias vão se moldando e se transformando em peças. Algumas delas, já chegaram a ir para a rua em menos de 48 horas, como uma sugestão vinda da Argentina para Popeyes, que recebeu ajustes dos brasileiros e foi executada por Miami.
Até para manter essa dinâmica fluida, não há equipes exclusivas para as contas. “A gente não acredita que nenhum time deva trabalhar 100% só para uma conta, porque isso limita a capacidade criativa e depois de um tempo a pessoa fica cansada de criar sempre para o mesmo cliente e acaba não vendo as oportunidades com aquele olho fresco”, resume Brux.
Mesmo tendo conquistado contas importantes em apenas nove meses de vida como Mercado Livre, 99 e Skol, eles acreditam que a GUT não é uma agência apenas para “os grandes”. “A gente também pode pegar clientes menores, mas que possam fazer coisas disruptivas”, defende Brux.
Valeria lembra que a primeira conta conquistada pela GUT, antes mesmo da sua abertura, foi a Domino’s. “A gente ama eles. São um cliente que está dobrando o número de campanhas para 2020”, conta a executiva, que recorda ainda da ação Pizza no Telhado, executada em menos de 24 horas. “Entrei no avião e quando desci já tinha acontecido”, conta.
A ação pegou carona no lançamento do spin-off de Breaking Bad, El Camino, e jogou pizzas nos telhados das lojas – relembrando a cena icônica do seriado – para dar gratuidade de um ano nos produtos da Domino’s. Outras marcas que também acreditaram no trabalho da GUT nestes primeiros meses foram a Netflix, para quem fizeram um game-show; a Natura, que confiou à agência a internacionalização de sua marca na Ásia, ação que demandou uma logística elaborada com parceiros na Malásia; além de QuintoAndar e Nestlé.
“Tudo isso sem concorrência. A gente é ruim de pitch, porque trabalhamos no esquema de transparência. Com Skol, por exemplo, foram seis meses. É um namoro. O que acreditamos é em construção de relacionamento para ver se dá química, temos de fazer o trabalho juntos”, aponta Valéria. Para Brux, a GUT é baseada em três pilares.
“Coragem, para fazer o que nunca foi feito; intuição, para acreditar que às vezes a gente não tem resposta racionalmente; e transparência, tanto no relacionamento com o time quanto com clientes.” Esses valores, conclui Valéria, “definem muito bem o que é a GUT, a nossa cultura e como trabalhamos, contratamos e nos relacionamos com os clientes.”
RAIO X:
Nome da Agência: GUT
Ano de Fundação: 2019
Founders: Anselmo Ramos e Gastón Bigio
Principais executivos: Anselmo Ramos, Gastón Bigio, Valéria Barone (managing director) e Bruno Brux (executive creative director)
Principais Clientes: Skol, Mercado Livre, Domino’s, 99, QuintoAndar e Nestlé.